postado em 24/04/2008 13:29
O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) já admitiu hoje a possibilidade de apoiar a candidatura do governador José Serra (PSDB-SP) para a Presidência da República, em 2010. Esse apoio seria conseqüência do acordo fechado entre Quércia e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Pelo acordo, Quércia apóia a reeleição de Kassab e o DEM apoiaria a candidatura dele ao Senado em 2010.
"Se PMDB não tiver candidato [próprio], o Serra é uma alternativa. Já foi candidato do PMDB uma vez. Porque não?", respondeu Quércia ao ser questionado sobre um eventual apoio a Serra nas eleições presidenciais de 2010.
Numa alusão à defesa do vice-presidente, José Alencar (PRB), à eventual candidatura do governador Aécio Neves (PSDB) à Presidência, Quércia afirmou que também está na hora de São Paulo ter um presidente. "Seria a primeira vez, depois de cento e tantos anos, que São Paulo elegeria um presidente. O último foi Rodrigues Alves. Minas só faz cerca de 50 anos.".
A declaração dele foi dada antes da Executiva Estadual do PMDB aprovar, por unanimidade, apoio à reeleição de Kassab. "É a Executiva que tem poder para decidir. Mas um presidente com a janela que eu tenho conversa antes com todo mundo", disse Quércia antes da decisão da Executiva.
Quércia disse que defende a candidatura de Kassab porque ele está indo bem como prefeito de São Paulo. "Nós estamos querendo a reeleição do Kassab por diversas avaliações. Mas uma muito importante é que ele vai indo muito bem como prefeito.".
Ele fez vários elogios ao democrata. "É um homem decidido, corajoso. Embora seja macio no trato, é uma pessoa que vai bem na prefeitura. Por isso esperarmos reeleger o Kassab.".