postado em 28/04/2008 11:55
Se depender dos eleitores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem apoio para disputar um terceiro mandato consecutivo em 2010. De acordo com a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, 50,4% dos entrevistados concordam com a idéia de mudar a Constituição para garantir a Lula o direito de disputar a re-reeleição. Do total de 2 mil entrevistados nas cinco regiões do país, 45,4% são contra. A pesquisa foi realizada de 21 a 21 deste mês.
Segundo Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, o quadro é de empate técnico, mas revela um ;apoio expressivo; à tese do terceiro mandato. O levantamento também mostra que o presidente venceria a eleição presidencial com 58,2% dos votos válidos, contra 41,2% do governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
Pelo menos dois dados justificam a situação privilegiada de Lula. Em abril, a avaliação positiva do governo bateu novo recorde, 57,5%. Além disso, cresceu na população a percepção de que a renda e o emprego estão em expansão. O presidente da Confederação Nacional do Transporte, Clésio Andrade, também destaca como trunfos de Lula os programas sociais e publicidade em torno do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).