postado em 08/05/2008 13:20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará o programa de incentivo à política industrial no Rio na próxima segunda-feira (12/05).
O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, disse hoje que o programa tem quatro metas bem definidas, que incluem o estímulo a investimentos diretos e a elevação da participação brasileira no comércio exterior.
De acordo com Baumbach, as metas são: aumentar a taxa de investimentos no país de 16,5% do PIB (Produto Interno Bruto), em 2006, para 21%, em 2010; incentivar a produção industrial de 0,51%, em 2006, para 0,65%, em 2010; expandir de 1,15% para 1,25% a participação das exportações brasileiras no mercado internacional; e aumentar em 10% o número de micro e pequenas empresas exportadoras.
O objetivo do governo é executar medidas com o foco em investimentos produtivos e estímulos às exportações.
Reportagem publicada hoje na Folha informa que a política industrial definida pelo governo determina seis setores como estratégicos. Os setores são: saúde, energia, tecnologia da informação e comunicação, defesa, nanotecnologia e biotecnologia.
Baumbach não entrou nesses detalhes, mas a Folha informa que essas áreas receberão atenção, financiamentos e políticas específicas.
Lula lançará o programa na presença do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), ministros e parlamentares.