Politica

Dirceu nega envolvimento com vazamento do 'dossiê FHC'

Ex-ministro da Casa Civil divulga nota oficial descartando qualquer ligação com a divulgação do dossiê com os gasto de FHC nos cartões corporativos

postado em 09/05/2008 11:40
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu divulgou nota nesta sexta-feira negando qualquer ligação com o vazamento do dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Dirceu se manifestou porque um servidor indicado por ele no Palácio do Planalto foi quem repassou por e-mail o documento para André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Próximo de Dirceu, o secretário de controle interno da Presidência da República, José Aparecido Nunes Pires, é apontado como o responsável por esse e-mail. Na nota, Dirceu defende Aparecido e diz que não tem mais contato com ele. "José Aparecido não é nem meu aliado, nem meu ex assessor, e nem ;homem de Dirceu;", disse.

"Parece-me, assim, totalmente inverossímil que um petista histórico como a imprensa registra, envie para um senador da oposição, via um assessor, documento com dados que seriam usados contra o governo e seu partido, como o foi durante esses dois últimos meses em campanha da mídia e da oposição sobre o chamado "dossiê" e o uso dos cartões corporativos", ressalta o petista. "Profissional competente, sério e correto, José Aparecido, durante os 30 meses em que fui ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República deu provas de seu profissionalismo e espírito público", afirma Dirceu.

Leia abaixo a íntegra da nota:


"Estou sendo solicitado, praticamente por toda a mídia, a falar sobre o vazamento ilegal dos e-mails trocados entre o secretário do Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, e André Eduardo Fernandes da Silva, assessor do senador tucano Álvaro Dias (PR). Como há 5 anos requisitei José Aparecido, funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União (TCU) para prestar serviços na Casa Civil e ele ali foi mantido pela ministra Dilma Rousseff, todo o noticiário sobre esse vazamento faz referências a meu nome.

Profissional competente, sério e correto, José Aparecido, durante os 30 meses em que fui ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República deu provas de seu profissionalismo e espírito público. Parece-me, assim, totalmente inverossímil que um petista histórico como a imprensa registra, envie para um senador da oposição, via um assessor, documento com dados que seriam usados contra o governo e seu partido, como o foi durante esses dois últimos meses em campanha da mídia e da oposição sobre o chamado "dossiê" e o uso dos cartões corporativos. Registro que José Aparecido nega ter enviado em um dos e-mails, de caráter pessoal e sem relação com os fatos, o anexo contendo o que depois a oposição e a imprensa passaram a chamar de dossiê.

Destaco e protesto contra a prática, tornada corriqueira mesmo quando totalmente inverídica, das manchetes dos jornais e do noticiário em geral que de maneira torpe e grosseira, vinculam meu nome aos acontecimentos a partir do fato de que o funcionário foi requisitado por mim. José Aparecido não é nem meu aliado, nem meu ex assessor, e nem "homem de Dirceu" como registrado em manchete de um jornal. José aparecido é Secretario de Controle Interno da Casa Civil nomeado por um ex-ministro da Pasta e mantido por sua sucessora.

Nada mais tenho a acrescentar porque conheço os fatos pelas declarações dos envolvidos e pelo noticiário fundamentado num vazamento ilegal, já que nem a sindicância interna da Casa Civil nem a apuração da Polícia Federal estão concluídas."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação