postado em 09/05/2008 16:28
O PR adiou mais uma vez o anúncio sobre a aliança na eleição municipal de São Paulo deste ano, marcado para esta sexta-feira. Os vereadores Antônio Carlos Rodrigues, Toninho Paiva e Aurélio Miguel e o secretário-geral estadual do partido Zé Renato conversaram com o presidente estadual da legenda, Tadeu Candelária, e saíram da reunião sem uma definição. O anúncio da decisão foi marcado para a próxima segunda-feira.
Rodrigues, presidente da Câmara e maior liderança do PR em São Paulo, confirmou que as negociações com o DEM de Gilberto Kassab estão adiantadas. Mas, perguntado se o prefeito já foi convidado para a reunião de segunda-feira, ele respondeu: "Quem sabe?" Aurélio Miguel, líder da bancada na Câmara, afirmou que as conversas com PT e DEM já estão encerradas e que, agora, a decisão depende apenas do partido. Questionado se a definição vai realmente ser anunciada na segunda-feira, o líder do partido disse: "Sem dúvida alguma".
Rodrigues afirmou que o que vai pesar na decisão é a eleição proporcional e o tempo de TV, porque o PR pretende fazer uma grande bancada nesta eleição. "Como não temos candidato na majoritária, nós vamos tentar aumentar o nosso tempo de TV para a proporcional", disse o vereador. A idéia é que, caso feche com DEM-PMDB, os minutos de TV da aliança sejam divididos igualmente entre os três partidos e o PR tenha mais tempo para seus candidatos a vereador.
Ele afirmou que o partido está fazendo contas para avaliar quantos vereadores teria chance de eleger na aliança com o DEM, e que essa informação pode ter um grande peso na definição. "Essa chapa tem grandes nomes, temos de pensar nisso", disse Rodrigues, fazendo referência a candidatos a vereador do DEM que recebem muitos votos e podem ajudar a eleger candidatos do PR.
Bloco
No domingo à noite, Antônio Carlos Rodrigues e Aurélio Miguel terão uma reunião com PT do B, PRP, PTC, PTN, PSL e PMN para negociar a formação de um bloco para as eleições proporcionais. Segundo Rodrigues, o bloco pode sair sozinho nas eleições ou o PR pode levar as outras legendas para a aliança que fechar.
PSDB
Rodrigues afirmou que a possibilidade de aliança do PSDB com o DEM pesa na demora do PR de anunciar sua decisão. "Por isso estamos esperando. Com o PSDB [na cabeça de chapa], o PR não fecha", disse o líder do partido.