postado em 14/05/2008 11:57
O anúncio oficial de que a ministra Marta Suplicy (Turismo) deixará o cargo para disputar as eleições municipais em São Paulo pelo PT deve ocorrer em uma semana. A previsão é de interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quarta-feira (14/05), Lula se reúne com Marta para definir prazos e analisar eventuais substitutos.
A reportagem apurou que o obstáculo para o anúncio está na escolha de um nome que atenda aos interesses do presidente e aos apelos dos aliados para ocupar o lugar de Marta no Turismo.
Lula e o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) já receberam pedidos da bancada do PT para que o Turismo seja mantido com o partido. Apesar do apelo do PT, PTB, o PSB, o PP e o PMDB também postulam indicar um nome paras o lugar de Marta.
No entanto, a tendência, segundo líderes aliados, é que o PT fique com o Turismo, pois a ala do partido associada à Marta perdeu espaço na composição da nova Executiva Nacional do PT.
A saída de Marta deve ocorrer no mesmo momento em que o ministro Luiz Marinho (Previdência) anunciará sua decisão de também deixar o governo para disputar as eleições municipais em São Bernardo do Campo (Grande ABC Paulista).
Assim com a saída de Marta e Marinho, serão abertas duas vagas na Esplanda dos Ministérios, além do Meio Ambiente, uma vez que Lula ainda não definiu quem será o substituto de Marina Silva na pasta.