postado em 14/05/2008 12:57
As informações sobre a nomeação do novo ministro de Meio Ambiente continuam desencontradas no Palácio do Planalto. O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, dissenesta quarta-feira (14/05) que Lula já havia escolhido um sucessor para Marina Silva, que entregou nesta terça-feira (13/05) o cargo.
"Já tem um novo ministro. Só falta anunciar", disse Marco Aurélio, após participar de cerimônia para recepcionar a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, no Palácio do Planalto.
Mas os assessores do Palácio do Planalto negam a informação de Marco Aurélio Garcia. Segundo eles, Lula ainda está analisando dois nomes --que podem ser os do ex-governador do Acre Jorge Vianna (PT) e do secretário estadual do Rio de Ambiente, Carlos Minc.
No entanto, interlocutores do Planalto não descartam a possibilidade de Lula analisar um terceiro nome para acabar com o impasse. Os desencontros sobre a nomeação do sucessor de Marina Silva começaram nesta terça, quando o governo do Rio confirmou a ida de Carlos Minc para o Ministério do Meio Ambiente.
A informação desagradou setores do PT que trabalham pela nomeação de Jorge Viana, que foi recebido hoje por Lula no Palácio do Planalto. O ex-governador deixou o local sem falar com a imprensa. Em Paris, Minc disse que não aceitaria o convite. A expectativa é que Lula anuncie ainda nesta quarta-feira o nome do sucessor de Marina.