postado em 19/05/2008 12:49
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (19/05) com integrantes da coordenação política. Na pauta do encontro está a discussão da proposta de recriação da CPMF para financiar a elevação de recursos para a saúde.
A proposta voltou a ser discutida por conta da pauta de votação do Congresso Nacional. A emenda 29 - que amplia a destinação de receitas para a saúde - deve ser colocada em votação no dia 28 na Câmara dos Deputados.
Mas integrantes da equipe do governo avisaram aos parlamentares que a emenda 29 só poderia ser aprovada se houvesse fontes de receita disponíveis para cobrir o gasto extra. Entre as idéias apresentadas para financiar a nova contribuição está a recriação da CPMF.
Mudanças
A diferença da nova CPMF em relação à antiga - extinta no final de 2007 - está na alíquota, que seria menor. Em vez dos antigos 0,38%, a nova cobrança seria de 0,08%.
Um dos problemas é que ninguém quer "apadrinhar" publicamente a proposta, por considerá-la negativa demais num ano eleitoral. A expectativa é que o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), acabe apresentando em seu nome a proposta.
A reunião de coordenação também deve decidir nesta segunda (19/05) sobre o aumento da tributação sobre cigarros para financiar a saúde.