postado em 21/05/2008 15:22
A Justiça começa a ouvir na tarde desta quarta-feira (21) cinco dos 13 indiciados por envolvimento no esquema de desvio de parte dos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desarticulado pela Operação Santa Teresa, da Polícia Federal.
Os interrogatórios vão acontecer na 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, especializada em lavagem de dinheiro e crimes financeiros.
O primeiro a ser ouvido nesta quarta-feira será o advogado Ricardo Tosto - sócio de um dos principais escritórios de advocacia do Brasil -, suspeito de envolvimento com desvios de verbas do BNDES para empresas e prefeituras implantarem projetos de desenvolvimento e expansão, além de exploração da prostituição.
Também serão ouvidos Wilson de Barros Consani Junior, coronel reformado da Polícia Militar, os irmãos Washington Domingos Napolitano e Edson Luis Napolitano, além de Boris Timoner.
Na segunda-feira (26), a Justiça deve ouvir o empreiteiro Manuel Fernandes de Bastos Filho, suspeito de liderar o esquema de desvio de parte dos empréstimos do BNDES. Bastos Filho é apontado pela PF como dono de uma casa de prostituição em um bairro nobre de São Paulo e está foragido desde o dia 24 de abril.