Politica

Senador Jefferson Péres morre em Manaus

;

postado em 23/05/2008 08:37

Líder do PDT no Senado morre de enfarte aos 76 anos

O líder da bancada do PDT no Senado, senador Jefferson Péres (AM), morreu na manhã desta sexta-feira (23/05), de enfarte, em sua residência na capital do Amazonas, por volta das 6h30. O senador passava o feriado de Corpus Christi com a família.

Péres, embora pertencente a um partido da base aliada ao Palácio do Planalto, sempre adotou uma postura crítica em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Professor, advogado, com longa carreira de vereador em Manaus, onde nasceu, Jefferson Péres ocupava vaga no Senado desde 1995. Exercia seu segundo mandato de senador.

Trajetória
Nascido em 1932, em Manaus, o advogado e senador Jefferson Péres (PDT) ingressou na política depois de ser professor da extinta Faculdade de Ciências Econômicas do Estado do Amazonas e da Universidade do Amazonas. Em 1988, ele se elegeu vereador de Manaus e permaneceu na Câmara Municipal de Manaus até 1995. No mesmo ano, se elegeu senador pelo Amazonas. No primeiro mandato, foi membro titular de 11 comissões na Casa, entre elas a de Constituição, Justiça e Cidadania, e a de Assuntos Econômicos. Em 1998, Peres começou a ganhar mais destaque no Senado Federal. Foi vice-presidente da Comissão Mista de Planos Orçamentos Públicos e Fiscalização e presidente interino da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência. Em 2002, se reelegeu senador da República.

Jefferson Peres foi membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil para os chamados paraísos fiscais. O senador do Amazonas era membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar desde 2005. Como membro dessa comissão, Peres foi um dos senadores que pediu o afastamento do então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) em 2007. No mesmo ano ele foi escolhido relator da terceira representação contra Calheiros.

Como líder do PDT, Peres pediu o afastamento do deputado Paulinho da Força, membro do partido. Até que ele apresentasse explicações sobre as acusações de envolvimento em irregularidades de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O senador morreu na manhã de hoje (23) vítima de enfarte fulminante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação