postado em 30/05/2008 14:42
O Diretório Nacional do PT recomendou nesta sexta-feira, em BrasÃlia, que o partido não faça uma aliança formal com o PSDB na eleição municipal de Belo Horizonte. O diretório pede aos petistas mineiros que voltem a discutir as alianças na cidade desde que não seja cogitada nenhuma coligação oficial com os tucanos.
Liderado pelo prefeito petista Fernando Pimentel, o PT de Minas havia fechado aliança com o PSDB em torno da candidatura de Márcio Lacerda, do PSB, para a prefeitura. O candidato a vice é Roberto Carvalho, deputado estadual do PT.
Caberá agora aos petistas convencerem o PSDB a topar uma aliança informal nessa chapa. Algo que desagrada tucanos e petistas de Belo Horizonte. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, descartou qualquer possibilidade de que a decisão do diretório seja descumprida. "Há um acordo e vai ser cumprido", afirmou.
Leia a Ãntegra da Resolução divulgada pelo partido:
Resolução do Diretório Nacional do PT sobre alianças em Belo Horizonte
Considerando o conteúdo polÃtico das resoluções sobre polÃtica de alianças nas eleições de 2008, aprovadas pelo Diretório Nacional do PT em suas reuniões de 9 de fevereiro de 2008 e 24 de março de 2008;
Considerando as resoluções aprovadas pela Comissão Executiva Nacional do PT nas reuniões realizadas em 24 de abril de 2008, 28 de abril de 2008 e 26 de maio de 2008, acerca das solicitações de alianças com partidos de fora da base de apoio do governo federal;
Considerando a retirada do recurso interposto à decisão da CEN que diz respeito à aliança com o PSDB em Belo Horizonte;
O Diretório Nacional do PT resolve:
1. Recomendar que O Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte volte a discutir e deliberar sobre a polÃtica de alianças aprovada, afastando a possibilidade de coligação com PSDB e PPS.
2. Delegar expressamente à CEN, com os poderes legais e estatutários cabÃveis, voltar a discutir e deliberar sobre as alianças em Belo Horizonte, caso necessário, dentro das diretrizes firmadas nas resoluções do Diretório Nacional de 9 de fevereiro de 2008 e 24 de março de 2008.
Diretório Nacional do PT
30 de maio de 2008
Ouça comentário de Ricardo Berzoini