postado em 30/05/2008 18:46
Os deputados distritais da CPI dos Cemitérios deixaram, no começo da noite desta sexta-feira, o crematório de Valparaíso de Goiás, município goiano a 35km do Plano Piloto. Durante a inspeção, os parlamentares encontraram 16 caixões de luxo na sala onde são realizadas as cremações. As urnas foram doadas pelas famílias a instituições de caridade. Mas como os doadores assinam termo sem saber exatamente o destino dos caixões, os distritais levantaram a suspeita de que os mesmos podem voltar a ser comercializados.
A desconfiança dos integrantes da CPI foi fortalecida depois de uma conversa reservada com responsáveis pela gerência do crematório. Na ocasião, os deputados tiveram acesso a documentos comprovando que funerárias podem intermediar a doação de caixões. Uma das que comprovadamente faz essa ponte é a Funerária Deus é Amor. A empresa está localizada a 100 metros do crematório.
A gerência do crematório informou aos integrantes da CPI que essas doações são feitas, em geral, para o Lar dos Velhinhos e para a Abrace, mas que fica a critério das instituições quando buscar as urnas. Os distritais vão investigar se existe alguma conexão entre os caixões achados no crematório e aqueles que foram encontrados na última segunda-feira em uma marcenaria de Santa Maria. Essa região administrativa é a mais próxima do município goiano.
Leia mais sobre o assunto na edição impressa do Correio deste sábado (31/05)[VIDEO1]