postado em 30/05/2008 20:08
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), devem dividir o mesmo palanque na próxima segunda-feira (2), quando o Instituto Sérgio Motta fará uma homenagem aos dez anos da morte do ex-ministro das Comunicações, Sérgio Motta, no Jockey Club de São Paulo, na Zona Oeste da capital.
Alckmin e Kassab devem estar em lados opostos nas eleições municipais de outubro. Este será o fim da aliança histórica entre PSDB e DEM em São Paulo. Publicamente, Kassab afirma que sua candidatura não está confirmada e que ainda espera que a aliança de seu partido com os tucanos não seja rompida. Alckmin já se coloca como pré-candidato e também diz que espera a adesão do DEM, mas apenas no segundo turno das eleições.
A opção do PSDB pela candidatura própria rachou o partido na capital. Enquanto a executiva municipal do partido banca a eleição de Alckmin, 11 dos 12 vereadores do partido na Câmara Municipal defendem a reeleição de Kassab, seguindo a orientação de alguns caciques do partido no Estado --como o governador José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Além de Alckmin e Kassab, vão à homenagem o ex-presidente FHC, os deputados federais Duarte Nogueira, José Aníbal, Paulo Renato Souza e Duarte Nogueira e os senadores Álvaro Dias, Arthur Virgílio, Marconi Perillo, Marisa Serrano, Sérgio Guerra e Romeu Tuma (PTB).
Corrida eleitoral
Pesquisa Datafolha mostra que a ministra Marta Suplicy (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) continuam tecnicamente empatados na liderança da corrida pela Prefeitura de São Paulo. Marta tem 30%. Alckmin, 29%. Com 15%, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) segue isolado na terceira colocação.
O levantamento, realizado no dia 15 de maio, entrevistou 1.087 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Antes com 13%, Kassab ele teve variação positiva de dois pontos. Já Marta e Alckmin têm oscilação positiva de um ponto em comparação à pesquisa anterior, realizada nos dias 25 e 26 de março.