postado em 06/06/2008 16:33
De setembro de 2007 até o último dia 30, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu 86 novas investigações contra deputados e senadores, segundo levantamento do site Congresso Em Foco divulgado nessa quinta. Agora, já são 123 deputados e 20 senadores alvos de algum tipo de investigação pelo Supremo. Entre eles, três processos foram abertos contra deputados maranhenses: Cléber Verde (PRB), Roberto Rocha (PSDB) e Clóvis Fecury (DEM).
Segundo o levantamento, o ex-presidente Fernando Collor virou réu de novo. O inquérito 2468 foi convertido em ação penal. A Procuradoria Geral da República (PGR) acusou Collor de crime contra a administração pública, corrupção passiva e peculato (desvio de dinheiro).
Segundo o Ministério Público Federal, ele liderava "suposto esquema de corrupção e de distribuição de benesses com o dinheiro público" na época em que ainda era presidente. Collor e outros cinco denunciados teriam participado de esquema de pagamento de propinas a servidores ou lhes faziam ;favores; e, em troca, eram favorecidos em licitações de publicidade.
Entre os maranhenses, Verde, que é pré-candidato a prefeito de São Luís, está sendo investigado por crime contra a administração pública (inquérito 2572). Clóvis Fecury, presidente regional do DEM, recebe duas acusações: crime contra ordem tributária e crime ambiental. Já o deputado federal Roberto Rocha, presidente regional do PSDB, responde por uso de documento falso, crimes contra ordem tributária e no imposto de renda. Entre os três senadores maranhenses, nenhum responde a processos.
Levantamento
Nesta quinta-feira, o STF aumentou para 27 o número de ações penais contra parlamentares desde setembro, data da publicação do último levantamento. Com isso, a lista de investigados subiu em 44%. Um em cada quatro congressistas são alvo de algum tipo de investigação na mais alta corte do país.
De acordo ainda com levantamento do Congresso em Foco, o PMDB, PSDB e DEM são os partidos com mais parlamentares processados. O PMDB está no topo da lista, com 33 nomes. São 26 deputados e sete senadores - um terço de sua bancada no Congresso. O PSDB e Democratas têm 18 acusados cada um. O PP também se destaca. Metade dos seus 41 deputados federais respondem a processos.
1) Cléber Verde (PRB-MA) ; pré-candidato à prefeitura de São Luís
Inquérito 2572 ; Crime contra a administração pública.
2) Clovis Fecury (DEM-MA) ; presidente regional do DEM. Deputado licenciado.
Inquérito 2058 ; Crime contra a ordem tributária.
Inquérito 2447 ; Crime ambiental.
3) Roberto Rocha (PSDB-MA)
Inquérito 2693 ; Uso de documento falso, crimes contra a ordem tributária e no imposto de renda.