postado em 09/06/2008 16:48
As convenções dos partidos para a oficialização de candidaturas e alianças para as eleições de outubro têm início nesta terça-feira e vão até o dia 30 de junho. Já o registro das candidaturas deve ser pedido pelos partidos ao juiz eleitoral até o dia 5 de julho.
A convenção do DEM está marcada para o dia 14, quando o partido vai oficializar a candidatura à reeleição do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). A vaga de vice, no entanto, deve ficar em aberto até a convenção do PSDB, marcada para o dia 22. Os democratas ainda esperam o apoio dos tucanos para a disputa à Prefeitura de São Paulo. No entanto, o PSDB deve confirmar a candidatura de Geraldo Alckmin.
Kassab vai contar com o apoio do PMDB, PR e PV nas eleições. O PMDB marcou sua convenção para oficializar a aliança no dia 14, enquanto o PV marcou para o dia 15 e o PR para esta terça-feira (10). No dia 29, é a vez do PT oficializar a candidatura de Marta Suplicy à prefeitura.
Apesar de o PDT acenar para um possível apoio à candidatura de Marta, os outros dois partidos que integram o bloquinho - PCdoB e PSB - insistem na idéia de lançar um candidato próprio para concorrer às eleições municipais. O PSB e o PDT marcaram para o dia 28 suas convenções para decidir a questão, enquanto o PC do B ainda define a data - dia 28 ou 29.
O PSOL, por sua vez, marcou para o dia 21 a convenção que vai confirmar a candidatura do deputado federal Ivan Valente à Prefeitura de São Paulo. Soninha Francine vai oficializar sua candidatura na convenção do PPS que acontece no dia 15.
Já o PP em São Paulo vive um briga interna em torno do nome que será escolhido para disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições. De um lado, o deputado federal e ex-prefeito da cidade, Paulo Maluf, já anuncia sua candidatura e suas soluções para o trânsito da cidade. De outro, o deputado federal Celso Russomanno afirma que é o pré-candidato. O impasse será definido amanhã.