postado em 12/06/2008 14:46
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu nesta quinta-feira para a base aliada no Congresso a responsabilidade de garantir a aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), a nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Depois de vários adiamentos, só ontem os governistas conseguiram aprovar com uma diferença de apenas dois votos o novo imposto --eram necessários 257 votos favoráveis, a medida foi aprovada por 259.
A proposta que sugere a criação da CSS com alíquota de 0,10%, a partir de 1° de janeiro de 2009, sobre todas as movimentações financeiras, ainda tem de ser submetida à votação no Senado. Entre os senadores, a expectativa é que o governo esbarrará em mais dificuldades. Mas o presidente evitou hoje tratar sobre vitória ou derrota.
"A CSS é uma criação do Congresso Nacional. O governo não participa de articulação, os companheiros, deputados e senadores, que são ligados à área da saúde, criaram a CSS. Eu penso que agora é aguardar o resultado. O governo não vai articular e não vai se meter. É um problema do Congresso Nacional e, sobretudo, eu diria que é um problema da bancada da saúde", disse Lula, em entrevista coletiva concedida depois de cerimônia no Palácio do Planalto.
Ontem, a votação ocorreu com o registro da presença de 420 deputados em plenário. Deste total, 259 votaram em favor da CSS, 159 votaram contra e 2 se abstiveram. A vitória apertada do governo foi atribuída à falta de apoio de parlamentares da base aliada principalmente integrantes do PMDB e do PR.
Mas o presidente tentou não demonstrar preocupação com essa falta de apoio dos aliados. "Não sei nem quantos deputados tinham em plenário", reagiu Lula ao ser questionado sobre a suposta traição de governistas à medida que é de interesse do Palácio do Planalto e especialmente do Ministério da Saúde. Corinthians.
Apesar da derrota nesta quarta-feira à noite do Corinthians para o Sport, na Copa do Brasil, o presidente demonstrou estar bem-humorado. Mas apelou aos jornalistas que não tocassem no assunto. Porém, espontaneamente, Lula comentou o jogo.
"O Sport mereceu ganhar. O Sport jogou melhor. Futebol é isso: quem joga melhor, ganha", disse Lula, que sempre que possível elogia o desempenho do Corinthians. Sport e Corinthians disputaram, no Recife (PE), a final da Copa do Brasil. O Sport venceu por 2 x 0. O time paulista tinha a vantagem de poder perder por até um gol, pois havia vencido a primeira partida da decisão por 3 x 1 em São Paulo.