postado em 12/06/2008 19:38
O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) divulgou nota nesta quinta-feira para explicar a sua ausência na sessão desta quarta-feira à noite da Câmara dos Deputados que aprovou a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). Berzoini diz no documento que não "fugiu" da votação e se posiciona a favor da nova contribuição.
"Não é verdade que eu tenha "fugido´ da votação na Câmara dos Deputados que aprovou mais recursos para a saúde pública brasileira e criou a CSS, conforme interpretação equivocada de alguns veículos de imprensa", disse Berzoini na nota.
Como presidente nacional do PT, o deputado disse que teve que participar da reunião convocada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, sobre as eleições municipais de outubro.
"Quando retornei à Câmara, a votação já havia se encerrado, impossibilitando o registro do meu voto, mas não da minha posição política, que manifesto por esta nota", afirmou. Aprovação Com placar apertado, a Câmara aprovou ontem a CSS com 259 votos favoráveis, 159 contrários e duas abstenções. Foram só dois votos a mais do que os 257 necessários para aprovar a proposta.
Os deputados também aprovaram hoje o texto-base da emenda 29 (que amplia o repasse de recursos para a saúde), mas votaram em separado a recriação da contribuição. O texto segue agora para o Senado. Apesar de deputados governistas criticarem a reedição da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) em ano eleitoral, a maioria acabou convencida a aprovar a matéria.