postado em 13/06/2008 12:42
Apesar das dificuldades entre PSDB e PT nas instâncias partidárias para viabilizar uma candidatura única à Prefeitura de Belo Horizonte, a população da capital mostra que, em sua maioria, aprova a parceria entre o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel nas administrações estadual e municipal. É o que indica pesquisa realizada pelo Vox Populi realizada em junho, segundo a qual 76% dos belo- horizontinos são favoráveis ao entendimento político e administrativo entre os dois gestores. Na avaliação do sociólogo Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, o resultado faz com que um candidato apoiado por Aécio e Pimentel comece a disputa com vantagem sobre os demais.
Foi perguntado aos 1.050 entrevistados nas nove regionais de Belo Horizonte entre os dias 7 e 9 de junho se eles aprovam o modo como Aécio e Pimentel se relacionam. Apenas 14% dos ouvidos responderam que não. A margem de erro da pesquisa é de 3%. O Vox Populi também mostrou que a cidade aprova as atuais administrações federal, estadual e municipal. O maior índice favorável foi obtido pelo governo Aécio Neves, aprovado por 86% da população. O governo federal é considerado ótimo por 22% dos entrevistados e bom por 37%, totalizando uma avaliação positiva de 59%.
A administração municipal também tem avaliação favorável, e a maioria dos entrevistados quer a continuidade das políticas adotadas. Conforme tabela do Vox Populi, a gestão de Pimentel é considerada ótima por 22% e boa por 51%. A continuidade de todas as políticas adotadas pelo prefeito eleito é uma necessidade para 35% dos ouvidos. Outros 42% querem continuidade com algumas mudanças. Para o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, a capital mineira vive uma situação especial diante do quadro brasileiro por estar satisfeita com as três instâncias de governo. ;Está bem nítido que a população está satisfeita e a principal razão é que a cidade tem um sentimento de que os três governos se entendem;, afirmou.
A aprovação da parceria de Aécio e Pimentel e de ambas as administrações indicam, para o sociólogo, que o pré-candidato apoiado por ambos, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda (PSB), terá uma margem de vantagem na disputa. ;Essa aprovação quer dizer que a população espera que o prefeito eleito seja capaz, pelo menos nos próximos dois anos (até quando dura o mandato de Aécio), de manter esse mesmo tipo de parceria. A aprovação dos dois governos significa que o candidato apoiado por Aécio e Pimentel, se essa tese de entendimento prevalecer, sai com uma boa largada na disputa em função disso.;
EXECUTIVA
A Executiva Municipal do PT se reúne hoje para traçar estratégias para a reunião de amanhã, quando terão de se posicionar sobre a nova política de alianças diante da proibição do Diretório Nacional. Depois de tentar, sem sucesso, adiar o encontro, o grupo do prefeito Pimentel vai acatar a proibição nacional, reafirmando a aliança entre PT e PSB e os nomes de Márcio Lacerda para candidato a prefeito e do deputado petista Roberto Carvalho como vice.