postado em 17/06/2008 14:47
Quase um mês após a morte do senador Jefferson Peres (PDT-AM), vítima de um infarto fulminante, o plenário do Senado realizou nesta terça-feira sessão solene em homenagem ao parlamentar. A mulher de Peres, Marlídice, e os filhos Roger, Ronald e Rômulo Peres acompanharam mais de duas horas de homenagens ao senador, que morreu em sua casa, na cidade de Manaus (AM), no dia 23 de maio.
No discurso em homenagem ao colega, o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) chegou às lágrimas ao lembrar que também esteve entre a vida e a morte, no ano passado, depois de entrar em coma.
"Sou um decano dos senadores, o mais velho. E assisti, a cada semestre, perdermos um colega. Tive para ser um dos chamados para ir embora, mas Deus não quis que eu fosse. E estou aqui prestando homenagem a um homem que, na hora em que disseram que ele faleceu, passei mal. Muitas vezes, tive opinião contrária a Jefferson Peres, mas, nunca deixei de admirar sua coragem, sua firmeza, sua maneira de encarar a vida pública.".
Amigo pessoal de Peres, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) lembrou momentos vividos ao lado do colega de Senado e do Estado. O líder do PSDB disse que Peres, no campo da ética, "foi um homem que cumpriu estritamente com o seu dever, aceitando missões espinhosas, muitas vezes sofrendo com elas, mas cumprindo à risca com aquilo que via nos autos dos processos que lhe chegavam às mãos".
A pedido de Virgílio, um dos filhos de Jefferson Peres, Roger, fez a leitura do texto apresentado por ele na missa de sétimo dia do pai. No texto, o filho do senador revela passagens da vida de Peres que poucos parlamentares conheciam.
"Achava curioso as pessoas terem medo de seu ar sisudo. Talvez pensassem que fosse uma pessoa excessivamente austera, zangada mesmo. Ledo engano. Sua aparência exterior em nada denunciava o homem sensível e romântico que ele era. Quando ouvia seus boleros, essas características afloravam fortemente.".
Com o plenário lotado, a sessão solene foi conduzida pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). A maioria dos 81 senadores compareceu ao plenário para prestar homenagens a Peres, além de líderes partidários e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto.