postado em 19/06/2008 13:06
O TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região concedeu nesta quinta-feira (19/06) habeas corpus aos seis dos envolvidos na Operação Hígia, que investiga desvios de verba pública por meio de fraude a processos licitatórios. Entre os beneficiados está Lauro Maia, filho da governadora do Estado, Wilma de Faria (PSB).
Nesta terça-feira, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte decidiu prorrogar a prisão temporária dos envolvidos. A decisão, do juiz Mário Azevedo Jambo, da ª¦ Vara Federal do Rio Grande do Norte, atendeu a um pedido da Polícia Federal. A prisão temporária dos envolvidos havia sido prorrogada por mais cinco dias. A operação, deflagrada no dia 13 deste mês, cumpriu 13 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e Paraíba.
Segundo a PF, a quadrilha celebrava ilicitamente contratos de higienização hospitalar e locação de mão-de-obra. Também houve, de acordo com a polícia, a prática de corrupção de agentes públicos e tráfico de influência para contratações emergenciais.
Além de Maia, foram beneficiados pelo habeas corpus o empresário Herbert Florentino Gabriel, o secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Estado, João Henrique Alves Lins Bahia Neto, a coordenadora de finanças da secretaria Estadual de Saúde, Maria Eleonora Lopes de Albuquerque Castim, o empresário Mauro Bezerra da Silva e a procuradora do Estado, Rosa Maria de Apresentação Figueiredo Caldas Câmara.