postado em 24/06/2008 15:53
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (24/06) que as denúncias de irregularidades no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão sendo investigadas pelo próprio governo e não só pela Polícia Federal.
Segundo Lula, "a Controladoria-Geral da União (CGU) é quem está incumbida de investigar as denúncias de desvio de recursos do PAC. A CGU está investigando porque as grandes obras têm mais visibilidade e as pequenas têm menos. Então é importante, na medida em que fazemos convênios com as prefeituras, que haja um acompanhamento do dinheiro federal enviado ao município, para saber se ele está sendo aplicado corretamente. É sinal de que nós queremos que cada real que o governo transfere para o município seja aplicado na obra que foi contratada e que não precise de intermediário", disse o presidente.
Lula não quis comentar a decisão da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro de embargar as obras do projeto Cimento Social no Morro da Providencia, no Rio de janeiro.
"Se há uma decisão da Justiça em uma instância, obviamente que vai haver um recurso, vai para outra instância, e nós vamos aguardar a decisão do Poder Judiciário. É muito difícil um presidente da República dar opinião sobre uma decisão das Justiça, mesmo que seja na primeira instância".
As declarações do presidente Lula foram dadas depois da abertura do encontro Responsabilidade Social das Empresas e Direitos Humanos, organizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em São Paulo.