postado em 24/06/2008 17:16
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, Neucimar Fraga (PR-ES), afirmou nesta terça-feira (24) que a comissão decidiu pedir o indiciamento de todos os governos estaduais brasileiros e do Distrito Federal por maus-tratos e omissão, entre outros, na gestão do sistema carcerário.
"Como todos os estados apresentam problemas no sistema carcerário, nós fomos justos. Não isentamos nenhum estado da Federação pela omissão e responsabilidade em relação aos maus-tratos população carcerária", garantiu Neucimar Fraga.
Questionado se houve algum tipo de pressão para que governadores e secretários de estado não fossem indiciados no relatório final, o deputado negou que isso tenha acontecido. "Não houve pressão para não indiciarmos. Houve consenso. E, nesse consenso, buscamos justiça", explicou Fraga.
Por acordo entre os membros da CPI, nesta terça-feira será lido o relatório final e na quarta (25) realizada uma reunião para discussão e votação do relatório.
Na semana passada, Fraga havia dito que apenas 14 estados seriam responsabilizados por má gestão do sistema carcerário. O número, no entanto, ainda não foi confirmado para o relatório final.