postado em 24/06/2008 23:28
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota lamentando a morte da ex-primeira dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No texto, Lula diz que o falecimento da antropóloga é uma perda para o Brasil e que ela será lembrada por suas iniciativas, como o Programa Comunidade Solidária.
"É difícil acreditar que aquela intelectual determinada que conheci muitas décadas atrás, com convicções firmes, gestos nobres e ao mesmo tempo sensibilidade para o drama da desigualdade social, tenha nos deixado. É uma grande perda para o País", afirmou Lula, em nota.
O presidente e a primeira-dama, Marisa Letícia, pedem a Deus que conforte "o coração do amigo Fernando Henrique, seus filhos e netos".
Ruth Cardoso, 77 anos, morreu em decorrência de problemas cardíacos. Ela esteve hospitalizada por causa de dores no peito e, nesta segunda-feira (23), tinha recebido alta de uma internação de quatro dias, no Hospital Sírio Libanês.
O ministro de Relações Institucionais, José Múcio, também divulgou mensagem comentando a morte da ex-primeira dama. ;Antes de tudo, uma dama o Brasil perde. Uma pessoa que serviu com elegância e distinção ao país;.
Abaixo, íntegra da nota do presidente:
Recebi com surpresa e pesar a notícia do falecimento de dona Ruth Cardoso. É difícil acreditar que aquela intelectual determinada que conheci muitas décadas atrás, com convicções firmes, gestos nobres e ao mesmo tempo sensibilidade para o drama da desigualdade social, tenha nos deixado. É uma grande perda para o País. Tenho certeza de que será sempre lembrada pelas sementes que plantou em sua brilhante carreira, por iniciativas como o Programa Comunidade Solidária entre tantas outras. Em meu nome e de Marisa, peço que Deus lhe dê a eterna felicidade e conforte o coração do amigo Fernando Henrique, seus filhos e netos.