postado em 30/06/2008 15:59
Dois dos principais pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte tiveram seus nomes confirmados em convenções partidárias na tarde deste domingo (29/06), dando largada à corrida pela sucessão municipal. O PSB homologou os nomes do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Márcio Lacerda e o do vice na chapa, o deputado estadual Roberto Carvalho (PT), que terão, além do apoio do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT), uma aliança com 15 partidos. Pelo PCdoB, foram oficializadas a pré-candidatura da deputada federal Jô Moraes e a escolha do vice, o empresário Cláudio Sampaio, que terão em seu palanque o apoio dos insatisfeitos com a aliança entre petistas e tucanos e do vice-presidente José Alencar (PRB).
O partido preparou uma grande festa na Assembléia Legislativa para Márcio Lacerda, que chegou acompanhado de Pimentel e de uma comitiva do partido. O socialista não manteve a tradição de entrar pelo hall das bandeiras, como geralmente fazem os candidatos. Alegando problemas com o estacionamento, entrou pela garagem, direto ao plenário, onde os convencionais o aguardavam. O governador Aécio Neves foi representado pelo secretário de Governo, Danilo de Castro. Os discursos exaltavam a generosidade e sabedoria de PSDB e PPS, que aceitaram participar da campanha na informalidade, diante do que chamaram de ;intransigência; de setores do PT .
As críticas foram dirigidas ao Diretório Nacional petista que, mesmo diante do apoio declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à dobradinha, manteve o veto à participação formal dos tucanos e do PPS na coligação. ;Tentaram impedir um entendimento político superior que há em Minas Gerais entre governador, prefeito e presidente. Não conseguiram. Estamos juntos;, afirmou o prefeito. Pimentel disse ainda que Lula estará na campanha, junto com ele e Aécio.
Apesar da informalidade, Danilo de Castro trouxe a garantia de que Aécio participará da campanha. Roberto Carvalho leu mensagem de apoio do ex-prefeito Célio de Castro à dobradinha. Estarão com os candidatos PT, PSB, PV, PTB, PTN, PP, PR, PSL, PMN, PToB, PRP, PSC, PSDC e, informalmente, PSDB e PPS. Para Márcio Lacerda, o único prejuízo com a exclusão formal dos partidos será a redução do tempo de televisão. ;Esse apoio do jeito que está é muito legitimado pela população e pela vontade do PSDB e do PPS de apoiarem, apesar do veto.; A coligação na chapa proporcional será com o PMN.
Vermelho
A coligação ;BH agora é Jô Moraes;, formada pelo PCdoB e o PRB, deu sinais de que pretende reunir os insatisfeitos com a dobradinha entre o PT e o PSDB. O membro do Diretório Estadual do PT Rogério Corrêa participou da convenção ontem na Câmara Municipal e afirmou que parte do partido, que não concorda com a aliança montada pelo governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel, vai subir no palanque da deputada federal. Também estiveram no encontro os deputados estadual Vanderlei Jangrossi (PP) e o federal Lincoln Portela (PR).