postado em 02/07/2008 21:10
A votação dos 161 destaques Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009 ficará para esta quinta-feira (3/7) após as 9 horas. A decisão foi tomada pelo presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que esperava concluir nesta tarde a votação da LDO na comissão.
A LDO define as regras para a composição do Orçamento, que será executado pelo governo no próximo ano. Hoje, os senadores e deputados membros da CMO aprovaram o parecer da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), com a ressalva, para votar posteriormente, os destaques apresentados proposta orçamentária.
Antes da votação, houve um acordo entre líderes e membros da CMO para que os destaques pudessem ser apresentados somente na fase de votação no plenário do Congresso Nacional. O objetivo do acordo era o de finalizar a votação da LDO de forma mais célere na comissão.
No entanto, parlamentares que não tiveram emendas contempladas não respeitaram o acordo, mesmo com o acréscimo de uma errata, feito pela senadora, ao seu relatório. Sem a LDO aprovada, os deputados e senadores não podem entrar em recesso parlamentar, que se inicia no próximo dia 17.