postado em 17/07/2008 21:51
O Distrito Federal vai entrar na disputa para se tornar a sede da maior operadora de telefonia de capital nacional. Durante um encontro com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, no final da manhã desta quinta-feira (17/7), o governador José Roberto Arruda (DEM) pediu o governo federal considerasse a possibilidade de a capital da República ser uma opção para abrigar as instalações de novas empresa. "Resolvi entrar nessa briga e fui me apresentar ao ministro. Ele se mostrou bastante receptivo", acredita o chefe do Executivo.
O interesse do GDF em integrar o mercado das telecomunicações pode ser medido em cifras. Um dos dados que seduziram o governo a se aproximar desse nicho foi o resultado alcançado nesse setor em um ano. "Enquanto as TVs faturaram juntas R$ 15 bilhões, as telecomunicações lucraram R$ 120 bilhões", comparou o governador do DF.
TV Digital
Um segundo tema da audiência entre Arruda e o ministro das Comunicações foi a busca de um acordo para acelerar o processo de implantação da TV digital no DF. Na esteira de estados que estão conseguindo subsídios fiscais para abrigar o novo formato de transmissão, o governador também luta pela isenção fiscal no setor. "Conversei pessoalmente com o presidente Lula, que me apoiou nessa busca", disse o governador. A conquista do benefício, no entanto, depende de análise e aprovação pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz.
Mas o primeiro passo, que antecede a concessão dos benefícios fiscais, foi cobrado por Hélio Costa. O ministro sugeriu ao governador que corra com a obra da torre de TV digital para abrigar a nova tecnologia. Diante da orientação, Arruda disse que pretende iniciar a construção da torre em no máximo 40 dias. Nesta semana, o chefe do Executivo enviou técnicos do governo para acertarem os detalhes da obra com o arquiteto Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro. A perspectiva de Arruda é de que o DF tem condições de até março do ano que vem estar com a TV Digital disponível para a população.