Politica

Candidaturas: de igual para igual no Novo Gama

Promotora do município goiano estabelece que todas as candidaturas a prefeito terão direito apenas a cinco carros de som e duas carreatas até o fim da campanha. Estratégia é reduzir o peso econômico na disputa

postado em 25/07/2008 09:08
Campanha eleitoral dificilmente começa com um jogo equilibrado. Em maior ou menor proporção, sempre é possível enxergar um favorito mesmo que, no final, ele acabe perdedor. No Novo Gama, uma iniciativa do Ministério Público garantiu igualdade a todos, animou quem havia entrado na disputa para fazer número e adicionou imprevisibilidade nas cartas marcadas da cidade do Entorno do Distrito Federal.

Novo Gama tem seis candidatos a prefeito e 189 a vereador. Em busca pela prefeitura, três conseguiram angariar maior apoio político: João de Assis Pacífico (PSDB), o Doka, atual vice-prefeito; Belmiro Teixeira de Jesus (PMDB), ex-prefeito; e José Santos (DEM), ex-deputado no Distrito Federal. Mas o maior beneficiado pela iniciativa da promotora Vanessa Goulart Barbosa foi o candidato Dico Farias, do nanico PRTB.

A campanha de Dico está longe de ter a pujança de Doka. Ele lançou apenas sete candidatos a vereadores contra 75 do atual vice-prefeito ; que conta com o apoio do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) e da prefeita Sônia Chaves (PSDB). Mas, na rua, tudo fica igual. De acordo com as regras da promotora, ambos poderão ter à disposição apenas cinco carros de som e duas carreatas. ;O objetivo foi reduzir os gastos da campanha e dar isonomia aos candidatos de forma aos que tivessem maior poder econômico não desequilibrassem a disputa;, disse a promotora titular de Novo Gama.

A iniciativa também tenta garantir uma eleição sem muito barulho ou poluição visual. Na cidade, o carro de som só pode ser usado das 9h às 20h, foi proibido fogos de artifício, inscrições e faixas em muros. ;Queremos garantir o sossego e a tranqüilidade da população que nesta época fica incomodada com os carros de som;, acrescentou Vanessa Goulart.

A promotora de 28 anos está apenas em sua segunda eleição na cidade e queria regras ainda mais rígidas, mas decidiu flexibilizar a vida dos candidatos. O original do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), nome técnico para as regras do jogo eleitoral, previa apenas um carro de som para vereador e prefeito. ;Ouvi todos os candidatos, levei em consideração e adequei o TAC à reivindicação deles. Já saiu bem mais permissivo do que o início;, disse a promotora. E Dico ficou agradecido. ;Estou sentindo que posso ser vencedor aqui. Não tenho apoio de ninguém, mas a decisão da Justiça deixou tudo mais fácil. Daqui a pouco, vou começar a ouvir o povo clamar meu nome;, disse o candidato do PRTB.

Vereadores
Trabalhador da construção civil, Dico decidiu disputar um cargo no Executivo inspirado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ;O Lula tinha um sonho de ser presidente do Brasil e meu sonho é ser prefeito do Novo Gama;, disse. Por isso, disputar uma vaga na Câmara de Vereadores jamais foi uma opção. Numa cidade com pouco mais de 44 mil eleitores, é possível se eleger a vereador numa chapa forte com 750 votos. Para a prefeitura são necessários cerca de 16 mil, votação que teve a atual prefeita Sônia Chaves em 2004.

A candidata Deocalina Rocha de Araújo Prata (PSB) está esperançosa em relação à vitória por uma vaga na Câmara. Para ser eleita pela primeira vez, espera reverter o cenário de 2004 quando teve 551 votos e ficou como primeiro suplente. Mirando na eleição para deputado estadual, em 2006, quando também foi derrotada, ela espera repetir os 2.669 votos e ser uma das mais votadas para a Câmara. ;Na última eleição, bati na trave, mas dessa vez vai ser voto para mais de metro;, disse.

No Novo Gama, ninguém sabe quem é Deocalina, pelo menos não por esse nome. Ela é conhecida como ;Morena Prata; e reconhecida pelo rosa que abusa nas roupas e no próprio carro. Andando na rua principal do pequeno município de Goiás é quase impossível dar dois passos sem ela ser parada. Distribui santinhos e beijinhos aos potenciais eleitores.

FICHA TÉCNICA

Novo Gama

Distância de Brasília
48km

Previsão de Orçamento 2009
R$ 55 milhões

Eleitorado
44.052

População
83.599

Candidatos a prefeito
6

Candidatos a vereador
189

Leia mais no Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação