postado em 25/07/2008 16:54
O advogado e ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de garantir acesso aos autos - que correm em segredo de justiça - da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
Greenhalgh protocolou na Corte um pedido de extensão da liminar já concedida, para o mesmo fim, ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Uma decisão a respetio do pedido do ex-deputado pode ser tomada a qualquer momento pelo vice-presidente do STF, ministro Cézar Peluso, de plantão, no recesso do tribunal.
A Operação Satiagraha apurou crimes financeiros que teriam sido cometidos por um orgnização liderada pelo banqueiro Daniel Dantas, cliente de Greenhalgh. Tanto Greenhalgh quanto o senador foram citados em diversas reportagens veiculadas pelos meios de comunicação desde que a Polícia Federal prendeu Dantas, o especulador Naji Nahas, o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, e outras 14 pessoas.
As referências da imprensa foram baseadas no conteúdo de interceptações telefônicas feitas pela PF ao longo da operação. Na petição encaminhada ao STF, o advogado se queixa de ser ;a cada dia, alvo de notícias infundadas pela imprensa, sem que possa ter conhecimento dos autos e do material objeto do monitoramento e escutas a seu respeito;.
Greenhalgh alega ainda já ter solicitado acesso ao inquérito por duas vezes na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, mas sem obter êxito.