postado em 28/07/2008 18:53
A Justiça Eleitoral tornou definitiva a liminar que determina a retirada de links do site do prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), que remetiam a reportagens externas sobre a publicação da lista dos candidatos com "ficha-suja" pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). A decisão é uma resposta à ação movida na semana passada pela coligação "Uma nova atitude para a São Paulo" - que reúne PT, PRB, PTN, PC do B, PSB e PDT - da candidata Marta Suplicy (PT), que argumentava que os links eram depreciativos, o que vai contra a legislação eleitoral.
A candidata petista e o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que também disputa a vaga de prefeito na capital paulista, foram citados pela lista da AMB. Segundo a decisão do juiz auxiliar da propaganda Claudio Luiz Bueno de Godoy, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, os links remetiam a notícias jornalísticas que, embora extraídas de sites de informação, não estariam diretamente relacionadas à "divulgação das idéias" do candidato.
De acordo com o juiz, embora a expressão "lista suja" conte em matérias jornalísticas, a publicação no site do candidato "revela a conotação negativa aos demais candidatos, ou a chamada propaganda negativa vedada". Por meio de sua assessoria, a coligação "São Paulo no Rumo Certo" - que reúne DEM, PMDB, PR, PV, PSC e PRP - de Kassab, afirmou que os links já foram retirados do site, mas que já entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) pedindo a revisão da decisão.