postado em 05/08/2008 22:23
O delegado Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Operação Satiagraha, deverá entrar nesta quarta-feira (06/08)) pela manhã com mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para adiar para depois do dia 25 deste mês seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas, na Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada há pouco pelo advogado do delegado, Renato Andrade, autor da petição que será encaminhada ao STF.
"Ninguém está fugindo de depoimento. Ele (Protógenes) apenas quer concluir o curso (na Academia Nacional de Polícia, em Brasília) para não ter mais prejuízos na carreira", disse Renato Andrade. Se o Supremo acatar o mandado de segurança, o delegado não deverá comparecer ao depoimento previsto para amanhã à tarde.
Nesta terça (05/08), o delegado Protógenes tentou adiar o depoimento diretamente na CPI, ao entrar com uma petição solicitando o adiamento do seu depoimento para depois do término do curso que ele está fazendo na Polícia Federal. No entanto, o presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), indeferiu o pedido e confirmou que o depoimento está marcado para amanhã, às 14h30m. "Ele está convocado para depor e quem está convocado tem a obrigação de aqui comparecer."