postado em 07/08/2008 21:30
A Bancada do PT na Câmara Legislativa apresentou nesta quinta-feira (7/08) denúncia ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Walton Alencar Rodrigues. De acordo com a bancada, o objetivo da iniciativa é que seja aberta auditoria para investigar possíveis ilegalidades nos procedimentos de compra de munição por parte da Polícia Militar. Os distritais também levaram representação sobre o assunto ao ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage Sobrinho.
A suspeita é de que houve aquisição excessiva de projéteis calibre.40 para armas de uso restrito da força policial. Denúncia formulada pela Promotoria de Justiça Militar aponta que foram negociados seis vezes mais cartuchos do que a quantidade necessária para o consumo anual dos policiais militares em treinamento e combate à criminalidade. "A PM comprou muito mais munição do que o necessário para um ano de consumo, e não há sequer lugar para armazenar tudo isso. São evidentes as necessidades de esclarecimentos e atitudes sobre esse fato", afirma o deputado Cabo Patrício, líder do PT na Câmara Legislativa.
O Centro de Comunicação Social da PM informou que a corporação já se pronunciou sobre o assunto por meio da instauração - há um mês - de Inquérito Policial Militar que investiga o caso. O resultado da apuração será encaminhado ao Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) para análise de eventuais punições aos responsáveis pelo suposto prejuízo aos cofres públicos. Até lá, a Polícia Militar não falará publicamente sobre o caso.