postado em 11/08/2008 09:41
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara dos Deputados prossegue nesta semana com a tomada de depoimentos dos envolvidos na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que desarticulou um esquema de crimes financeiros, no qual estaria envolvido o banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity.
Amanhã (12/08), a CPI ouve o juiz federal Fausto De Sanctis, que decretou a prisão do banqueiro e analisa o caso. No mesmo dia, a comissão deve votar requerimento para ter acesso a informações e documentos da Operação Satiagraha.
Daniel Dantas será ouvido na quarta-feira (13/08). A CPI quer que Dantas esclareça denúncias de escutas telefônicas clandestinas que teriam sido feitas pela empresa americana Kroll, de consultoria. A empresa teria sido contratada pelo grupo do banqueiro para espionar autoridades e empresários brasileiros na fase que antecedeu a mudança de controle acionário da Brasil Telecom.
Na última semana, o delegado da Polícia Federal Élzio Vicente da Silva confirmou CPI que a Kroll fazia escutas telefônicas e interceptações telemáticas das empresas Brasil Telecom e Telecom Itália. Silva foi o delegado quem comandou a Operação Chacal, que desbaratou tal esquema de espionagem.