postado em 13/08/2008 18:52
A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro rejeitou nesta quarta-feira (representação do PT do B contra o prefeito Cesar Maia (DEM) para suspender o envio de mensagens eletrônicas, batizada de "ex-blog". O PT do B, que lançou Vinícius Cordeiro como candidato a prefeito, questionava o uso da newsletter para fazer campanha para a candidata do DEM, Solange Amaral.
Para o PT do B, o prefeito também usava o "ex-blog" para fazer propaganda negativa de adversários ou políticos de outros partidos e para divulgar resultado de pesquisas não registradas junto à Justiça Eleitoral.
Maia explica em sua defesa que o "ex-blog" é uma carta enviada exclusivamente a um grupo de pessoas cadastradas, não se tratando de divulgação pública. Ou seja, são e-mails enviados a pessoas de forma particular, "não caracterizando propaganda institucional".
"Em nenhum momento houve exaltação da candidatura ou das realizações da segunda representada [Solange Amaral] nas mensagens", diz o prefeito em sua defesa.
Em seu parecer, o Ministério Público Eleitoral ressaltou que "não há nos autos elementos suficientes para a caracterização de propaganda eleitoral irregular capazes de justificar a imposição de penalidade ou suporte para a propositura de medidas de contenção ou que digam respeito a abuso de poder".
Ao rejeitar a representação, o juiz Cezar Augusto Rodrigues Costa ressalta que não há como caracterizar violação das "regras que impedem a propaganda eleitoral ou mesmo a antecipação de pesquisas não registradas".
O PT do B já recorreu ao TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro.