postado em 15/08/2008 21:49
Entre as mudanças de secretariado do Governo Arruda, uma dobradinha do Democratas (DEM) assumiu, nesta sexta-feira (15/08), dois cargos do Executivo. Eliana Pedrosa retomou a Secretaria de Desenvolvimento Social, que ocupava até junho, e Paulo Roriz fez sua estréia no Buritinga assumindo a Secretaria de Habitação -- novo órgão do governo criado por decreto no Diário Oficial do DF desta sexta-feira. A cerimônia de oficialização contou com a presença de distritais, administradores regionais e secretários, além do próprio governador Arruda e do vice, Paulo Octávio.
Para Eliana, a retomada é uma oportunidade de voltar ao governo e contribuir com a linha de desenvolvimento proposta por Arruda. "O desafio é universalizar os programas de transferência de renda do DF, bem como descentralizar o Abrigo da Criança, ampliar a Bolsa Universidade e desenvolver, assim, um trabalho consistente e forte", destaca. A deputada encontrou as portas abertas para retomar a cargo, que em sua ausência foi ocupado interinamente pelo secretário adjunto Edgard Lourencini.
Já ao deputado Paulo Roriz, por sua vez, caberá a negociação política em torno do Plano Habitacional do DF, por meio de uma secretaria também novata. A parte de execução habitacional, no entanto, continuará sob a responsabilidade da Companhia Habitacional do DF (Codhab). O distrital, que já foi líder do governo, começou os novos trabalhos ao lado de Arruda na própria tarde desta sexta-feira, onde participou, junto com o governador, da transferência de 174 famílias que ocupavam áreas irregulares da Terracap para novos lotes em Samambaia. "Não vai ser fácil este novo trabalho, mas estou muito animado com o desafio. A partir deste momento já queremos começar a dar andamento a algumas questões como as 40 mil escrituras que temos que entregar este ano, das quais nove mil já estão prontas", destaca Paulo Roriz.
Entre os primeiros atos previstos pelo secretário está a entrega, em 12 de setembro, de todas as escrituras da Vila-Telebrasília. "O governador já fez tudo o que era previsto para a área e ela está pronta", afirma. Ainda nos planos para os novos trabalhos estão prioridades como as cidades de São Sebastião e o Paranoá. "Na parte política eu não tenho nenhum problema, já na parte técnica tenho a máxima confiança no apoio e na competência da Codhab", conclui.
Em pouco mais de um ano e meio de governo, Arruda já trocou os titulares de seis das 16 secretarias, além da criação das pastas da Educação Integral e a do Trabalho - uma no final de 2007 e ao outra já este ano. Eliana Pedrosa e Paulo Roriz serão substituídos pelos suplentes do DEM, Raad Massouh e Geraldo Naves. Entre as missões do novos distritais estará a de apoiar o governo em relação aos atuais ajustes que visam projetos importantes do GDF, como é o caso do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).