postado em 16/08/2008 18:34
Termina neste sábado (16/08), o prazo para que os juízes e promotores eleitorais julguem os pedidos de registros de candidaturas e também aqueles pedidos de impugnação de candidatos que vão disputar em toda a Paraíba as eleições municipais do dia 6 de outubro. Até ontem, a Justiça Eleitoral tinha acatado 443 pedidos de registros de candidaturas a prefeito na Paraíba e impugnada 32.
Dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) mostram que 36 pedidos de registros de candidaturas a prefeito no Estado ainda faltam ser julgados, 25 foram acatados, mas possuem recursos contrários no TRE, e 27 foram rejeitados e aguardam apreciação de recursos contra a decisão judicial.
Para o cargo de vice-prefeito, na Paraíba, a Justiça Eleitoral acatou, até o momento, 462 pedidos de registros de candidaturas, impugnou 26 pedidos e rejeitou 21 pedidos que ainda aguardam julgamento de recurso contrário a decisão judicial. Seis candidaturas foram renunciadas e um candidato faleceu.
Até agora 7.508 pessoas estão aptas a disputar vagas nas câmaras municipais do Estado. Seus pedidos de registros de candidaturas foram acatados. De acordo com dados do Tribunal, 203 pedidos foram impugnados e 5 candidatos foram considerados inelegíveis. Também foram acatados 57 pedidos, que ainda tem recursos contrários para serem apreciados pelo TRE e foram rejeitados 116 pedidos, com recursos contrários a decisão judicial que ainda serão julgados.
Em João Pessoa, 333 pedidos de registros de candidaturas à prefeito e Câmara Municipal foram acatados pelo juiz Aluízio Bezerra, da 64º Zona Eleitoral. Ele chegou a impugnar um pedido e indeferiu mais 6. Houve seis renúncias e 6 pedidos de registros de candidaturas foram acatados, mas existem recursos contrários para ser julgados no TER.
O juiz eleitoral Herberte Targino, acatou em Campina Grande 224 pedidos de registros de candidaturas a vereadores e prefeitos. Foram indeferidos seis pedidos que aguardam recursos contra a decisão judicial no Tribunal. Seis candidatos renunciaram.