postado em 17/08/2008 16:41
O candidato do PT, deputado estadual João da Costa, e o candidato do DEM, o ex-governador Mendonça Filho, estão empatados tecnicamente na disputa pela Prefeitura do Recife. Segundo a mais nova pesquisa do instituto DiarioData Associados, João da Costa tem 28% das intenções de votos; Mendonça, 24%. O candidato do PSC, o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, soma 13% e o deputado federal Raul Henry, do PMDB, 4% das intenções de votos. Se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno. Os números são baseados em uma pergunta estimulada. Nesse formato, o entrevistado é apresentado aos nomes dos concorrentes para então fazer a escolha. Os especialistas consideram essa sondagem a mais precisa na apuração da tendência do eleitorado em determinado momento. O DiarioData ouviu 1.100 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto.
A pesquisa indica uma posição de empate entre João da Costa e de Mendonça porque a diferença entre eles fica dentro da margem de erro, que éde três pontos percentuais. A margem de erro leva em conta uma eventual variação percentual de cada um para mais ou para menos. Para um ficar à frente do outro, a vantagem deveria ser superior a seis pontos. "João da Costa e Mendonça concentram mais da metade da soma dos votos. O desafio de Cadoca e Raul é evitar que a polarização entre os dois primeiros colocados se cristalize", diz o cientista político e coordenador da pesquisa, Adriano Cerqueira. Ele afirmou que caberá a Cadoca e a Raul "evitar o fogo cruzado entre os dois mais fortes" para não ficarem à margem da disputa.O DiarioData não fez projeção de segundo turno por achar que seria apenas especulativa nesta fase.
No quadro geral da sondagem estimulada, Kátia Telles (PSTU) aparece com 1% e Edilson Silva (Psol) e Roberto Numeriano (PCB) com menos de 0,5%. Os eleitores que votariam "nulo" ou em "ninguém", se o pleito fosse hoje, representam 12%. Os que se declaram "indecisos" ou afirmam preferir o voto "branco", 18% (veja quadros ao lado). A pesquisado DiarioData tem intervalo de confiança de 95%. Com atuação em Pernambuco desde 2004, o instituto é uma empresa do Grupo Associados, do qual o Diario faz parte, e não realiza sondagens encomendadas por partidos ou candidatos.
Este levantamento se reveste de forte significado para a corrida sucessória do atual prefeito, João Paulo (PT). Ela antecede o início da propaganda eleitoral gratuita, nesta terça-feira. As assessorias dos candidatos acreditam que os guias - como são conhecidos em Pernambuco os programas partidários diários de TV e rádio - têm potencial para dinamizar a briga pela sucessão. O papel do espaço publicitário gratuito é ainda maior em virtude da falta de motivação do eleitor. A disputa acontece em 5 de outubro, mas a maioria ainda se diz desmotivada - 70% das pessoas se autodefinem "mais ou menos interessados" a "desinteressados". Os "interessados" equivalem a 21% e os "muito interessados" a 7%.
O guia eleitoral deve mudar o cenário de desinteresse e também alterar dois indicadores da pesquisa que tratam da falta de conhecimento de alguns candidatos: um deles, da intenção de voto espontânea; outro, do próprio grau de conhecimento dos concorrentes. A votação espontânea representa a soma das respostas de intenção de votos do eleitor, que escolhe sem ver a lista de nomes dos postulantes ao cargo de prefeito. O eleitor precisa lembrar sozinho, de "cabeça", o seu preferido. O DiarioData apurou que metade do eleitorado não indicou qualquer nome. Os mais citados na espontânea foram João da Costa (18%) e Mendonça (13%). Quanto ao grau de conhecimento dos sete candidatos: nota-se que Mendonça e Cadoca são os mais conhecidos (entre 2% e 4% nunca ouviram falar neles); 11% nunca ouviram falar em João da Costa.