Politica

Reeleição continua na pauta da Câmara Legislativa

Ainda sem os 16 votos necessários à aprovação da emenda à Lei Orgânica do DF, Alírio Neto não desiste de conquistar aliados

postado em 23/08/2008 09:11
Os defensores do projeto de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal que permite a reeleição dos membros da Mesa Diretora mantêm a disposição de incluir o texto na pauta no momento propício para aprová-lo. Por enquanto, o presidente da Casa, Alírio Neto (PPS), não tem os 16 votos necessários, mas não desistiu de conquistar aliados até 31 de dezembro, último dia de seu mandato. Ele conta com um trunfo: o apoio do governador José Roberto Arruda (DEM). Enquanto isso, o líder do governo, Leonardo Prudente (DEM), também trabalha para viabilizar a sua candidatura. Nessa empreitada, desfruta também de um parceiro de peso, o vice-governador Paulo Octávio (DEM).

Presidente regional do DEM, Paulo Octávio disse ao Correio que não vai interferir nas escolhas da bancada do partido na Câmara Legislativa, mas jamais deixará de apoiar um candidato da legenda que entrar na disputa. Prudente demonstrou nesta semana que tem habilidade de negociação política e consolidou-se como um nome forte no páreo para a presidência. Foi dele a sugestão, acatada pela bancada do PT, de adiar para dezembro a discussão do projeto da reeleição. Para Alírio, tempo é fundamental. Quanto mais perto do fim de seu mandato, menos poder ele terá. Por isso, Alírio tentou aprovar o texto na semana passada. Não conseguiu por falta de votos.

Executivo
Distritais governistas comentam, nos bastidores, que ainda não entenderam ao certo a preferência do Executivo, já que Alírio e Prudente ocupam funções estratégicas no Legislativo e polarizam o embate. A disputa entre os dois parlamentares, no entanto, pode provocar um efeito colateral. ;Pode surgir um tertius;, avalia um parlamentar da bancada de sustentação do governo, referindo-se ao crescimento de um nome alternativo.

A maioria dos distritais cita Eurides Brito (PMDB) e Benício Tavares (PMDB) como possibilidades concretas de candidaturas que poderão surgir caso Alírio e Prudente mantenham o confronto. Outro nome que surge é o de Paulo Roriz (DEM), hoje licenciado da Câmara como secretário de Habitação. Dois outros deputados também podem crescer nessa disputa: Raimundo Ribeiro (PSL) e Milton Barbosa (PSDB). Integrantes do grupo político de Alírio dizem que mesmo que não consiga aprovar a emenda da reeleição, ele vai influenciar nas costuras para eleição do novo presidente porque tem no seu exército pelo menos 10 aliados.

Para saber mais
Aprovada só em primeiro turno


Em outubro do ano passado, a Câmara Legislativa aprovou em primeiro turno projeto de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal que permite a reeleição dos integrantes da Mesa Diretora numa mesma legislatura. Para entrar em vigor, no entanto, a emenda tem que ser aprovada em segundo turno. Por isso, a reeleição ainda não é permitida. Com isso, o atual presidente, Alírio Neto (PPS), fica impedido de disputar o cargo a partir de janeiro de 2009, quando termina seu mandato no comando da Casa.

O assunto vem sendo debatido entre os parlamentares. Um dos principais interessados no assunto, Alírio reuniu os parlamentares na terça-feira, discutiu o assunto e obteve o compromisso de 17 colegas de que votariam a favor da emenda da reeleição. Uma articulação comandada pelo líder do governo, Leonardo Prudente (DEM), também cotado como candidato à presidência da Câmara, desfez o acordo. Para evitar uma derrota em plenário, Alírio retirou o projeto de pauta. Se o projeto for aprovado com 16 votos, todos os cinco integrantes da Mesa terão condições de disputar novamente cargos. Mas, para isso, a emenda tem de entrar em vigor até o dia 31 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação