Politica

Valdivino de volta ao governo no DF

Arruda convence um dos principais colaboradores de Roriz a ocupar a Secretaria da Fazenda

postado em 27/08/2008 09:51
O braço direito das finanças do ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) assume nesta semana um dos cargos mais estratégicos da administração de José Roberto Arruda (DEM). Vice-prefeito de Goiânia, Valdivino de Oliveira (PMDB) retorna, em solenidade programada para ocorrer na quinta (28/08), à Secretaria de Fazenda, numa jogada pensada com duas finalidades: melhorar a eficiência da máquina de arrecadação e aproximar o PMDB do governo do Distrito Federal.

Com a medida, Arruda espera ampliar seu poder de influência na legenda, comandada em Brasília por um adversário, o deputado federal Tadeu Filippelli. A estratégia é casada também com interesse nas eleições de 2010 em Goiás. É conveniente ao senador Marconi Perillo (PSDB-GO), grande aliado de Arruda, levar Valdivino de Oliveira para seu grupo político justamente no momento em que ele foi preterido pelo prefeito de Goiânia, Íris Rezende, na formação da chapa que disputa a reeleição neste ano. Principal adversário de Perillo, Íris escolheu para vice o petista Paulo Garcia, numa negociação que envolve seu afastamento da prefeitura, em caso de vitória para concorrer ao governo nas próximas eleições.

Valdivino tem pretensões de concorrer a uma vaga de deputado federal e se coloca, ao assumir o cargo no governo, entre os interesses de Roriz e Íris, de um lado, e de Arruda e Perillo, de outro. A costura política rendeu meses de negociação. Por conta disso, o governador negou várias vezes que tivesse feito o convite. Arruda já tem o argumento na ponta da língua para quem considerar contraditório o ingresso do secretário de Fazenda do governo anterior, quando a atual gestão criticou o rombo de R$ 700 milhões herdado em 2007. ;Valdivino é um bom arrecadador e não tinha poder de decisão sobre os gastos;, avalia o governador.

O novo secretário vai substituir o auditor tributário Ronaldo Lázaro Medina, indicado pelos ex-secretários da Receita Federal Jorge Rachid e Everardo Maciel. Medina não voltará ao governo federal. Ele deverá ocupar um cargo no Banco de Brasília (BRB), provavelmente uma diretoria voltada ao fomento, numa preparação para a eventual incorporação pelo Banco do Brasil (BB).


PANIEL NO GDF
O pedetista Peniel Pacheco foi confirmado ontem como o novo secretário de Justiça e Cidadania do GDF durante solenidade no Buritinga. Para assumir o cargo, Peniel deixou a presidência do Procon. Entre os presentes na solenidade com o governador José Roberto Arruda (DEM), estava o ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Luppi. O presidente do PDT no DF, senador Cristovam Buarque, não foi à posse. Mas mandou uma carta aprovando a escolha de Arruda. Na semana passada, Augusto Carvalho (PPS) assumiu a Secretaria de Saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação