postado em 03/09/2008 14:32
O programa eleitoral na TV dos candidatos a prefeito de São Paulo teve um tom mais ameno nesta quarta-feira. Com menos críticas diretas, os principais candidatos na disputa preferiram apresentar propostas e mostrar seus feitos passados como gestores públicos.
Um bom exemplo da mudança de tom foi o programa do tucano Geraldo Alckmin, que em programas anteriores havia subido as críticas contra a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), sua adversária na disputa eleitoral.
O programa tucano apresentou as promessas do candidato na área de moradias e explorou as imagens de Alckmin ao lado do atual governador José Serra (PSDB). "Eu quero ser prefeito para cuidar das pessoas", disse falou Alckmin após apresentar seu projeto para os idosos.
Paulo Maluf (PP) abriu seu horário eleitoral na TV lembrando o seu aniversário de 77 anos, comemorado hoje. Após pedir mais uma chance na prefeitura, concluiu: "O que um homem na minha idade deseja? Deixar uma memória, uma história, deixar uma imagem".
Marta começou o seu programa contando a história de uma favela que foi urbanizada durante sua gestão. Prometendo um nova atitude na habitação, propôs programas na área, como a recuperação do centro da cidade.
Sem citar o prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) diretamente, disse que seus sucessores não souberam usar verbas conseguidas durante sua gestão. "A habitação ainda é um problema crônico na nossa cidade", reclamou.
A petista também explorou cenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o comício que participou na zona leste da cidade. Kassab tentou polarizar com a ex-prefeita ao comparar as gestões, mas também evitou críticas diretas. Ao falar dos CEUs (Centro Educacional Unificado), contabilizou: "A Marta fez 21. Até o final do mandato vamos fazer 25", afirmou o prefeito.
No programa de Edmilson Costa (PCB), a cantora Karina França falou pelos "artistas" em apoio ao comunista. Renato Reichman (PMN) usou seu tempo para propor linhas expressas de ônibus. "No próximo programa vamos falar de mais soluções simples e inteligentes", avisou.
Ciro Moura (PTC) criticou os políticos atualmente no poder. "Pense, vote diferente", disse o candidato, citando um de seus slogans.
Soninha Francine (PPS) falou do trânsito e dos problemas enfrentados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), falta de estacionamentos, motoboys e recomendou seu site para mais detalhes. "A gente precisa melhorar muito", disse a candidata a prefeita.
O problema do trânsito também esteve no discurso de Levy Fidélix (PRTB). "Os tucanos não resolveram esse problema até agora, na prefeitura é que não vão resolver." A propaganda de Anaí Caproni (PCO) não foi ao ar.