Politica

Leonardo Prudente diz que continua na liderança

Na tribuna, distrital garante ter recebido aval do governador para permanecer no posto de representante do governo na Casa. Deputado afirma: Arruda assegurou que troca de comando não será agora

postado em 04/09/2008 11:02

O deputado Leonardo Prudente (DEM) fez um discurso ontem na Câmara Legislativa em que garantiu a sua própria permanência na liderança do governo. Na tribuna, ele disse aos colegas que teve uma conversa com o governador José Roberto Arruda (DEM) na noite de terça-feira (02/09) sobre os rumores de que seria substituído no cargo. O chefe do Executivo, segundo declarações de Prudente, lhe assegurou que a troca de comando da bancada governista não ocorrerá agora.

Prudente também procurou parlamentares para tratar do assunto. O distrital afirmou que no fim do semestre passado sugeriu a Arruda a indicação dos deputados peemedebistas Eurides Brito e Benício Tavares para exercerem a liderança do governo. Mesmo naquela época, o governador teria dito que não faria mudanças. Reportagem do Correio, publicada terça-feira, mostrou que há duas semanas Arruda convidou Benício para exercer a liderança. A conversa foi presenciada por outros parlamentares e confirmada pelo peemedebista a alguns interlocutores. Prudente não acompanhou a reunião.

Benício não aceitou o convite porque já exerce muitas missões importantes. É o relator do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) e da CPI dos Cemitérios. Ele ainda preside a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa. Com a negativa de Benício, Arruda passou a cogitar o nome de Eurides Brito. Segundo o Correio apurou, Arruda não gostou da divisão na base governista provocada pela disputa pela presidência da Câmara. Prudente liderou um embate com o presidente da Casa, Alírio Neto (PPS), por conta do projeto de emenda à Lei Orgânica do DF que permite a reeleição de membros da Mesa Diretora da Câmara.

Apoio
Prudente recebeu ontem manifestações de apoio de colegas de bancada e até da oposição. Entre os que saíram em defesa do líder do governo estava o vice-presidente da Câmara, Paulo Tadeu (PT), e o deputado Raimundo Ribeiro (PSL). ;Ele tem feito um bom trabalho. Não há motivos para troca;, afirmou Ribeiro ao Correio. ;Ainda mais agora que as coisas estão voltando ao normal e as discussões em relação à Mesa Diretora acalmaram;, acrescentou.

Na sessão de ontem, os deputados discutiram a transformação das sessões de quarta e quinta-feira da próxima semana em comissões gerais para discussão do Pdot. Os debates serão conduzidos conjuntamente pelas comissões de Assuntos Fundiários, Constituição e Justiça e de Meio Ambiente. O requerimento que tratou do assunto foi apresentado por Benício. Falta, no entanto, a aprovação da proposta em plenário. Nas próximas semanas, o Pdot deverá dominar o debate na Casa. A expectativa dos governistas é aprovar o projeto no próximo mês.

O presidente da Casa também pretende incluir na próxima semana na pauta de votações o veto do governador José Roberto Arruda à emenda da bancada do PT que estende aos casais homossexuais os benefícios previdenciários. Arruda apontou a ilegalidade da proposta por vício de iniciativa e já enviou à Câmara Legislativa um projeto que cria o benefício. O texto é controverso na base de sustentação do Executivo e, inclusive, tem oposição do líder do governo. Leonardo Prudente é evangélico e já se declarou contrário ao pagamento de pensão a parceiros de servidores gays, como defende o PT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação