postado em 04/09/2008 15:43
O presidente Lula e sua comitiva estão na tarde desta quinta-feira (4/09) visitando o campus da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina. Antes, o presidente, que chegou no município por volta das 13h30, participou da inauguração do Hospital de Urgências e Traumas. Construído com recursos dos governos Estadual, Federal e Municipal, o hospital teve um investimento de R$ 34 milhões e será referência para pacientes de mais de 25 municípios das regiões do Sertão Central, Araripe e São Francisco.
O hospital é o primeiro da rede pública no estado a contar com um heliponto. A unidade tem 499 funcionários e vai atender a casos de alta e média complexidade, principalmente na pare de traumatologia. A previsão é de que Lula saia de Petrolina às 16h com destino ao Recife, onde lança o programa Saúde na Escola.
O programa tem como meta oferecer assistência médica a 26 milhões de estudantes das redes públicas de todo o País até 2011. No lançamento do programa o presidente Lula também vai anunciar a remuneração com a antecipação integral do piso salarial para os profissionais do magistério.
Amanhã, o presidente apresenta o Prêmio Josué de Castro de Segurança Alimentar e Nutricional na Universidade Federal de Pernambuco e participa, em Suape, do primeiro corte de aço no Estaleiro Atlântico Sul, simbolizando o início das atividades da indústria de navios em Pernambuco.
Na comitiva presidencial estão o governador Eduardo Campus, o prefeito do Recife, João Paulo, o prefeito de Petrolina, Odacyr Amorim e ministros e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.
Eleições - Os dois candidatos à Prefeitura do Recife que usam a imagem do presidente da República na campanha como aliado - o petista João da Costa e Carlos Eduardo Cadoca (PSC) - terão a oportunidade de chegar perto dele, já que foram convidados formalmente para os eventos oficiais. O extra-oficial, no entanto, nem o cerimonial da Presidência, nem os partidos aliados revelam.
As negociações para que o presidente Lula integre alguma agenda eleitoral no Recife começam no avião presidencial. É no aerolula que o prefeito do Recife pretende convencer o presidente, ao menos, a gravar para o guia de João da Costa. "A presença de Lula no Recife em período eleitoral aviva as forças do PT em todo o estado", afirmou João Paulo.
Se quiser aparecer ao lado de Lula, João da Costa terá que esperar até amanhã, já que a bancada governista da Assembléia Legislativa foi convidada para a agenda de Suape. Cadoca poderá encontrar-se com o presidente antes, mas ele próprio diz que ainda não avaliou os eventos para decidir quando poderá aparecer. Enquanto isso, os candidatos governistas torcem para que se repita a festa que houve na casa de Eduardo Campos em março passado, última visita de Lula ao Recife. Um jantar ao som do forró de Maciel Melo, como o que foi preparado da outra vez, poderia facilitar o acesso ao presidente.