postado em 05/09/2008 13:59
Apesar dos protestos do lado de fora, o presidente Luis Inácio Lula da Silva foi bastente aplaudido ao entrar no Centro de Convenção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. O prefeito do Recife, João Paulo (PT), entrou um pouco antes do presidente, também sob aplausos. Empolgada, a militância petista que está no local chegou a cantar o jingle da campanha do candidato à prefeitura do Recife João da Costa, aliado do atual prefeito.
Agora, o reitor da UFPE, Amaro Lins, está dando as boas vindas para o presidente e sua comitiva. Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, composta por mais de cem crianças entre sete e 15 anos da comunidade, já está no palco e deverá se apresentar em seguida.A comitiva presidencial assiste a tudo na primeira fila do teatro da UFPE.
O evento que recebe Lula é a 6ª Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que homenageia os 100 anos de nascimento do médico e sociólogo pernambucano Josué de Castro. Na ocasião acontece o lançamento do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O prêmio, que terá inscrições abertas hoje, vai valorizar práticas de gestão alimentar de governos estaduais, municipais e da sociedade civil.
Depois da orquestra, o primeiro a falar será o presidente do Consea, Renato Salim Maluf. Depois, será exibido um vídeo em homenagem a Josué de Castro. A filha do sociólogo, Anna Maria de Castro, também será ouvida.
Um beneficiado pelo Bolsa Família é o próximo a falar, seguido do prefeito João Paulo. Antes do presidente Lula, que vai fechar o evento, ainda vão falar o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o governador Eduardo Campos. O presidente embarca para São Paulo ainda nesta tarde.
Consea
Os principais pontos de discussão do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) são as dificuldades de acesso à água e as implicações do ponto de vista nutricional. Além dos problemas relacionados à agricultura e ao saneamento, o consumo de água não -potável é responsável por 88% das mortes por doenças relacionadas à diarréia no mundo.
Os dados, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foram divulgados pelo Consea. A reunião em Recife é a primeira fora de Brasília desde que o conselho foi criado em 2003 e terá sua maior plenária, com cerca de 300 participantes - 70% deles representantes da sociedade civil.
Clima tenso
Uma multidão aguarda Lula na universidade, localizada no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife. O clima no local é tenso devido a dois protestos. Um deles é promovido pelo Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindisaúde). Outro por alunos da UFPE.
Os servidores da saúde repudiam a criação do projeto de lei que cria as fundações estatais de direito privado. ;Com estas fundações, o governo pega sua responsabilidade e passa para terceiros;, disse Perpétua Rodrigues, coordenadora geral do Sindisaúde.
Já os estudantes de Fisioterapia da UFPE engrossam os gritos de protestos. Eles reivindicam a criação de uma clínica escola. ;O nosso curso teve nota máxima no Enade, foi o único da Federal que conseguiu isso, mas não temos clínica escola porque as obras estão paradas há quatro anos;, denunciou Rafael Caldas, estudante.
Com informações de Pollyanna Diniz, do Diario de Pernambuco, e da Agência Brasil