postado em 05/09/2008 20:47
A candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, Jô Moraes (PC do B), entrou com 21 representações contra o adversário Márcio Lacerda (PSB) desde o início da campanha no dia 5 de agosto. Somente nesta sexta-feira (05/09), três ações foram consideradas indeferidas pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais. Os processos envolvem o apoio do governador Aécio Neves (PSDB) na campanha eleitoral de Lacerda. A exemplo dos outros processos, a candidata poderá recorrer.
Em todas as ações contra Lacerda, a candidata baseou-se no princípio da fidelidade partidária, que impede que candidatos de outros partidos --não inclusos na coligação-- gravem depoimento no programa eleitoral.
A assessoria de imprensa do TRE-MG não soube informar quantas representações anteriores foram julgadas improcedentes. No último dia 16, o juiz Tiago Pinto, do TRE-MG, liberou a participação de Aécio no programa de Lacerda. Em entrevistas anteriores à reportagem, Lacerda afirmou que o PSDB não estaria cometendo infidelidade partidária pois não teriam candidato à prefeito no município. A reportagem tentou entrar com contato com os candidatos para comentar a decisão, mas não foram localizados.