postado em 08/09/2008 15:27
Brasília - As Forças Armadas começarão a atuar no Rio de Janeiro nesta semana para garantir a segurança durante o processo eleitoral, informou nesta segunda-feira (08/09) o vice-presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro, Alberto Motta Moraes. De acordo com Moraes, os homens atuarão em 24 localidades --mais do que as 17 anunciadas na semana passada pelo ministro Nelson Jobim (Defesa).
Ele não quis adiantar quais áreas serão essas, por questão de segurança, mas disse que elas já estão definidas.
Moraes ressaltou que a operacionalização ficará por conta das Forças Armadas, mas que o reforço na segurança terá a participação ainda da Polícia Militar e Civil do Estado, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
"A presença do estado nessas regiões tem o objetivo de transmitir aos eleitores das diversas regiões a segurança de que eles poderão ter confiança de que as eleições vão ocorrer normalmente e que eles não sofrerão a pressão que estão sofrendo", afirmou Moraes, após se reunir com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto.
A atuação não será simultânea nas 24 áreas. Segundo o vice-presidente, as três primeiras localidades servirão como termômetro para definir detalhes para as próximas áreas. Ele disse ainda que as Forças Armadas poderão atuar também durante as eleições, seguindo restrições hoje adotadas para o trabalho da PM, como manter uma distância mínima de 100 metros do local das eleições.
Moraes disse não esperar confronto entre os militares e bandidos nos locais. "A possibilidade de confronto sempre há, mas eu acredito que ela é muito remota", disse.