postado em 12/09/2008 19:28
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, disse nesta sexta-feira (12/09) que as atitudes de candidatos e partidos nas eleições municipais o preocupam mais do que a segurança das urnas eletrônicas.
A declaração foi feita durante cerimônia na qual foi concluída a assinatura digital e o lacre dos sistemas informatizados utilizados nas urnas.
Minha preocupação é que partidos políticos e candidatos não façam uso de caixa-dois, que os mesários compareçam e que, do resultado da urna, surja um Brasil municipalmente mais politicamente aperfeiçoado, disse.
Ao todo, 480 mil urnas estarão aptas a serem utilizadas nas eleições deste ano. Pela primeira vez será utilizado o sistema operacional linux o que, segundo técnicos do TSE, garantirá maior segurança no empacotamento das informações.
Para o ministro Ayres Britto, a confiabilidade da votação eletrônica já está comprovada pelas experiências desde 1996. O processo eletrônico se revela cada vez mais transparente e tecnicamente seguro para que a proclamação do resultado se dê com absoluta segurança.
Participaram da cerimônia representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de partidos políticos.
O PDT divulgou uma declaração pública em que afirma não confiar integralmente no processo informatizado. Para o partido, o sistema ainda inclui procedimentos e codificação impossíveis de serem avaliados na prática.