Politica

Aécio Neves começa giro pelo país para apoiar aliados

Reforço tucano: Wilson Santos, que disputa a reeleição, recebe Aécio Neves em Cuiabá para turbinar a campanha

postado em 16/09/2008 08:51

Cuiabá ; Depois de assistir à disparada de Márcio Lacerda (PSB), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), começou um giro pelo país para emprestar sua imagem a candidatos tucanos. A romaria teve início ontem por Cuiabá. Na reta final da campanha, Aécio Neves viajou à capital de Mato Grosso para participar de uma série de atividades do tucano Wilson Santos, que tenta a reeleição.

Além do prefeito, o governador foi recebido por diversos parlamentares. Logo após do beija-mão no hangar de Cuiabá, já no início da noite, ele seguiu uma extensa programação: concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, gravou programa eleitoral, participou de um comício e deu uma palestra sobre gestão pública durante jantar em um hotel da cidade para arrecadar fundos para a candidatura do prefeito.

No comício, realizado no bairro Pedra 90, Wilson Santos retribuiu o apoio e lançou o nome de Aécio para a Presidência da República. ;Seu avô foi presidente eleito, mas não governou. O destino reservou a seu neto a Presidência da República. Não é à toa que o nome de Aécio Neves está despontando de Norte a Sul para a sucessão do presidente Lula;, disse o candidato. O comício teve a participação de uma irmã por parte de pai do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sob aplausos, Ledinalva da Silva dos Santos subiu no palanque e fez um breve discurso: ;Vamos continuar trabalhando unidos e votar 45.

Continue trabalhando e não desanime;, recomendou ao candidato. Para Wilson Santos, a ajuda de Aécio veio em boa hora. Só com o jantar-palestra, ele espera arrecadar R$ 700 mil. Cerca de 700 pessoas compraram convites ; cada um ao custo de R$ 1 mil. ;É um dinheiro bom nessa reta final;, disse o prefeito. Satisfeito, o candidato também disse esperar colher bons frutos com a passagem de Aécio Neves pela capital. ;Ele é uma grande companhia, qualquer um gostaria de tê-lo em seu palanque;, afirmou.

No roteiro de viagens, as próximas paradas do governador tucano devem ser Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco. Após a subida de Gilberto Kassab (DEM) em São Paulo, Aécio Neves desconversou ao ser questionado se incluiria um roteiro paulistano em sua agenda para reforçar a campanha do tucano Geraldo Alckmin. ;Tenho confiança no Geraldo, ele é um quadro extraordinário do partido. Trocamos experiências importantes, mas não tenho a ilusão que minha presença dê votos. Torço pelo Geraldo, vou estar à disposição dele;, afirmou.

Sucessão
Durante a entrevista, Aécio Neves disse que a série de viagens nada tem a ver com uma virtual candidatura em 2010. ;Não se trata de campanha presidencial, mas de fortalecer o PSDB;, afirmou. Ele evitou tocar em nomes para a disputa à Presidência da República. Afirmou que ainda é cedo para tratar do assunto e que o PSDB vai escolher o melhor candidato na hora certa. ;Na política, assim como na vida, temos que vencer etapas. O PSDB deve ter responsabilidade de liderar a criação de um projeto para o Brasil;, disse.

Para o prefeito de Cuiabá, no entanto, a visita do governador representou mais do que apenas um apoio à sua campanha. ;Ele é um gestor moderno, que fez um choque de gestão em Minas Gerais e representa uma perspectiva de poder em nível nacional muito próxima. Se não for nessa eleição, na próxima ele será o presidente;, disse.

NINHO TUCANO EM ÉPOCA ELEITORAL
O PSDB lançou candidato próprio em 11 capitais e na reta final da eleição municipal tem chance de eleger quatro prefeitos, o mesmo número de 2004. E trabalha com a possibilidade de levar a disputa para o segundo turno em outras duas: São Paulo e Salvador.

Cuiabá
Wilson Santos, o atual prefeito, aparece com boa chance de vitória, mas inevitavelmente não se livrará do 2; turno.

Curitiba
Beto Richa deve levar em 1; turno com ampla maioria. A petista Gleisi Hoffman ainda não conseguiu deslanchar.

João Pessoa
João Gonçalves dificilmente levará a disputa para o 2; turno. O atual prefeito Ricardo Coutinho (PSB) é favorito.

Maceió

Solange Jurema. A eleição da capital alagoana tem como favorito o prefeito Cícero Almeida que tem grande popularidade.

Porto Alegre
Nelson Marchezan Jr. Os tucanos lançaram candidato à capital gaúcha na última hora e até agora ele tem desempenho pífio.

Porto Velho
Hamilton Casara enfrenta dificuldade em deixar a lanterna da disputa, que deve ser resolvida em 1; turno.

Salvador

Antonio Imbassahy parece com chances de disputar o segundo turno. A briga está com o prefeito João Carneiro (PMDB).

São Luís
O tucano João Castelo conta com apoio informal do governador Jackson Lago (PDT) e ganhou musculatura na briga.

São Paulo
Geraldo Alckmin, o ex-governador, disputa com o prefeito Gilberto Kassab (DEM) a segunda colocação.

Rio Branco
Tião Bocalon. A capital e o estado são redutos petistas e o tucano entrou para ser coadjuvante.

Teresina
Silvio Mendes. Com alta popularidade, o atual prefeito não encontrou nenhum candidato forte para lhe fazer sombra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação