postado em 17/09/2008 09:33
O apoio do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT), aliado a um programa de rádio e televisão bem avaliado, apontam para uma vitória do candidato do PSB, Márcio Lacerda, já no primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte. É o que revela pesquisa realizada pelo Instituto EM Data nos dias 29 e 30 de agosto com 1.100 entrevistados. Para o eleitorado, não resta dúvidas que Márcio representa a continuidade na parceria entre o Palácio da Liberdade e o município ; administrações com alto grau de aprovação pelo belo-horizontino. No levantamento estimulado, em que é apresentado os nomes dos candidatos, Márcio Lacerda obteve 30% das intenções de voto, oito pontos percentuais acima de todos os seus adversários: Jô Moraes (11%), Leonardo Quintão (7%), Sérgio Miranda (1%), Vanessa Portugal (1%), Jorge Periquito (1%) e Gustavo Valadares (1%). Levando-se em conta apenas os votos válidos ; ou seja, retirando os brancos e nulos ;, o socialista atinge 57% da preferência do eleitorado. E é também o único candidato que cresceu em relação à pesquisa realizada no início de julho, quando obteve 4% das intenções de votos. Seus dois principais concorrentes, Jô Moraes e Leonardo Quintão, mantiveram-se estáveis, levando-se em conta a margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
;Hoje o candidato Márcio Lacerda tornou-se mais conhecido, o que é um efeito da propaganda eleitoral. A imagem dele já está colada na do Aécio Neves e do Pimentel, o que resulta em votos porque o eleitor já demonstrou que quer a continuidade;, explica o cientista político e diretor do EM Data, Adriano Cerqueira. Basta ver os números: para 51% dos entrevistados o apoio do governador mineiro influencia positivamente na escolha do candidato, enquanto 38% são indiferentes à participação do Palácio da Liberdade na campanha. Já 46% anunciam a disposição de votar naquele que o prefeito indicar, embora 43% são indiferentes à influência de Pimentel.
O efeito do apoio dos dois principais padrinhos políticos de Márcio Lacerda tem explicação. Um total de 65% dos eleitores querem a continuidade da parceria entre os governos estadual e municipal ; representada hoje por Aécio e Pimentel. Apenas 17% se dizem dispostos a votar na oposição a esse projeto político, e os restantes 18% não souberam ou não responderam à pergunta.
Televisão
A propaganda eleitoral tornou-se uma valiosa ferramenta para propagandear ao eleitorado quem é Márcio Lacerda. Estreante em disputas eleitorais e até então um desconhecido da maioria dos eleitores, atingiu índices de conhecimento semelhantes aos adversários neste último levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 60.387/2008. A pesquisa mostrou que 11% o conhecem bem, 22% mais ou menos e 48% já ouviu falar. O mesmo número foi apontado para Jô Moraes, que é deputada federal e ex-deputada estadual.
Entre os entrevistados, praticamente a metade (49%) disse assistir ao horário político, sendo que 95% deste total pela televisão e 4% pelo rádio. Audiência que revela o envolvimento dos eleitores na disputa: 6% estão muito interessados, 17% interessados e 40% mais ou menos interessados. O desinteresse é apontado para 40% dos entrevistados.
Entre aqueles que acompanham a propaganda eleitoral, 53% avaliam que Márcio Lacerda é aquele que melhor utiliza o seu tempo de quase 12 minutos, enquanto 14% apontaram Jô Moraes, 9% Leonardo Quintão, 2% Gustavo Valadares e 1% os demais candidatos. Entre os entrevistados que consideram o programa do socialista o melhor, 83% disseram que vão votar nele. E é bom caprichar no pedido de voto: até o dia das eleições, os candidatos ainda poderão tentar conquistar 48% dos eleitores que disseram não votar em ninguém (15%) ou que estão indecisos (33%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto EM Data com a consultoria técnica da empresa DP& M. Foram entrevistados 1.100 eleitores entre os dias 29 e 30 de agosto. O registro feito no Tribunal Regional Eleitoral recebeu o número 60.387/2008.