postado em 19/09/2008 13:40
Os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) comemoraram o resultado da mais recente pesquisa Datafolha. De acordo com a sondagem, Paes subiu um ponto e, com 26% das intenções de voto, lidera sozinho a disputa. Marcelo Crivella (PRB), que na pesquisa anterior - realizada nos dias 4 e 5 de setembro - estava tecnicamente empatado com Paes, caiu três pontos, para 18%, e agora tem oito a menos que o peemedebista. Gabeira cresceu três pontos e, com 11%, está em situação de empate técnico com a terceira colocada, Jandira Feghali (PC do B), que subiu um ponto, para 13%.
O peemedebista disse que vê o resultado "com alegria e otimismo" e salientou que "a população está entendendo" a sua mensagem. "Vou manter a campanha propositiva, discutindo problemas e apresentando propostas para a cidade.".
O candidato do PV comemorou o crescimento. Na avaliação dele, os eleitores que simpatizavam com a candidatura agora verão "que a vitória é viável". "Os eleitores que me consideram um bom candidato, mas tinham apreensão sobre a minha chance de vitória, agora vêem que há chance de eu ir para o segundo turno", disse. A assessoria do candidato do PRB disse que o candidato não comentaria a pesquisa e que ele considera que "a pesquisa mais importante é o carinho que tem recebido nas ruas".
Com a margem de erro de três pontos percentuais, Crivella está tecnicamente empatado com Jandira Feghali. A candidata, por sua vez, está em situação de empate técnico também com Gabeira.
Em quinto lugar, a candidata Solange Amaral (DEM), apoiada pelo prefeito Cesar Maia (DEM), recuou dois pontos, para 5% e ampliou sua desvantagem para Gabeira de um para seis pontos. Em seu ex-blog, Maia disse hoje que "o eleitor só chega racionalmente ao voto nos últimos dias" e sustentou que a aliada tem chance de ir para o segundo turno.
Jandira e Solange não foram localizadas até as 11h40 desta sexta-feira (19/09) para comentar a pesquisa.
Outros candidatos
De acordo com a sondagem, Alessandro Molon (PT) tem 4%. Chico Alencar (PSOL) tem 3%. Paulo Ramos (PDT) aparece com 2%. Os candidatos Filipe Pereira (PSC) e Eduardo Serra (PCB) atingem 1%, cada. Antonio Carlos (PCO) e Vinicius Cordeiro não chegam a um 1%.
O Datafolha ouviu 930 eleitores entre anteontem e ontem. A pesquisa está registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio sob o número RPE 32/2008.
Estratégia
Na reta final da campanha, segundo os assessores, Crivella vai concentrar o corpo-a-corpo nas zonas oeste e suburbana --onde tem eleitorado mais consolidado-- e manter uma média de dois encontros domiciliares diários na zona sul, onde está sua maior rejeição.
Paes diz que não vai dar preferência a uma área específica da cidade. "A pesquisa mostra que eu tenho um padrão bom por toda a cidade", afirmou.
Gabeira vai enfatizar a área que mais lhe rende votos: a zona sul carioca. Ele também promete lançar uma "surpresa" nas ruas. No programa eleitoral, o candidato vai se dirigir aos eleitores que estão em dúvida. Ele diz que, em vez do voto útil, fará um apelo ao "voto consciente"