Politica

Esquenta a disputa pelo segundo turno em Fortaleza

;

postado em 21/09/2008 10:05
Em Fortaleza, o ex-deputado Moroni Torgan (DEM) e a senadora Patrícia Saboya (PDT) brigam para ver quem disputará o segundo turno das eleições com Luizianne Lins (PT), que aparece na dianteira em todas as pesquisas de opinião divulgadas nos últimos 10 dias.

Tanto o Ibope quanto o Datafolha, os dois institutos que fizeram amostragens há duas semanas, apontam que a prefeita pode ser reeleita ainda no primeiro turno. A vantagem para os demais candidatos chega a 22%. Se a eleição fosse hoje, Luizianne teria entre 44% e 46% das intenções de votos, contra 22% de Torgan e 19% de Patrícia.

Na pesquisa Datafolha divulgada no último dia 8, a atual prefeita de Fortaleza tinha 44% das intenções de votos, subindo nove pontos percentuais em relação à amostragem anterior. Pelo Ibope, pesquisa também revelada no mesmo dia, Luizianne Lins obteve 46%. Moroni ficou em segundo lugar nas duas pesquisas, com 22%. Ele caiu entre 7 e 11 pontos percentuais. A senadora está em terceiro, com 19% pelo Datafolha e 17% pelo Ibope. Renato Roseno (PSol) tinha entre 2% e 3%, ficando na quarta colocação. Os demais candidatos possuíam índices abaixo desse percentual.

A poucos dias das eleições, a possibilidade de Luizianne chegar ao segundo turno é grande. Enquanto que a prefeita de Fortaleza cresce a cada semana, seus adversários continuam caindo, conforme as pesquisas de opinião. Foi o que aconteceu com Moroni Torgan, que despencou sete pontos depois do horário eleitoral gratuito. Patrícia Saboya aparece com 22% nas duas amostragens, teve uma queda de 2%, segundo o Ibope, mas manteve os mesmos 19%, segundo o Datafolha.

Programa
Com a possibilidade de se reeleger ainda no primeiro turno, Luizianne passa também a ser o principal alvo dos candidatos. Após os resultados das pesquisas, Moroni Torgan, por exemplo, aumentou as críticas à prefeita em seu programa eleitoral. Até então, ele e Patrícia Saboya falavam em propostas. Além disso, na semana passada a candidata petista recebeu apoio de integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Apesar de apenas três candidatos terem índices que possam levar o pleito para um segundo turno, Fortaleza tem ainda outros sete postulantes à prefeitura da capital cearense e só quatro receberam pontos nas pesquisas. Pelo Datafolha, Luiz Gastão (PPS) tem 2%, Adahil Barreto (PR) com 1%, Pastor Neto Nunes registrou também 1%, assim como Aguiar Júnior (PTC). Carlos Vasconcelos (PCB) e Silvio Frota (PAN) não foram citados nas pesquisas. A pesquisa Datafolha ouviu 816 eleitores entre os dias 5 e 6 de setembro e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará com o número 92292/2008 ; autos 489. O Ibope entrevistou 805 pessoas entre 4 e 6 deste mês. A pesquisa está registrada na 116; Zona Eleitoral com o número 92326/08. A margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação