postado em 22/09/2008 19:09
O Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro serão as últimas comunidades a serem ocupadas pelos homens que fazem parte da Operação Guanabara. A previsão é que as tropas cheguem a essas áreas entre os dias 1º e 3 de outubro, totalizando as 27 ocupadas a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ).
A operação nessas duas favelas será a maior de todas já que vai contar com mais de 4 mil homens do Exército e da Marinha. O porta-voz da operação, coronel André Novaes, atribui o esquema especial no Alemão e na Vila Cruzeiro ao tamanho dessas favelas.
"Ali é uma área muito grande, bem maior que as demais, e pelas dimensões das duas comunidades nós vamos ter que empregar o maior número de homens de toda Operação Guanabara, com o apoio da Marinha, para garantir o bom trabalho que estamos fazendo", disse o coronel.
A Operação Guanabara começou no dia 11 de setembro e tem como objetivo combater crimes eleitorais em áreas dominadas pelo tráfico ou pelas milícias.
Desde este domingo (21/09), o Exército está ocupando as favelas da Carobinha, Antares e do Barbante, na zona oeste e também o Jacarezinho, zona norte do Rio. Segundo o coronel, cerca de 2 mil homens estão trabalhando na segurança eleitoral dessas quatro favelas.
O Exército, a partir de amanhã (24) e até a próxima sexta-feira (26), vai passar a atuar nas comunidades de Gramacho e Lixão, em Caxias. De quinta (25) a sábado (27), as Forças Armadas também vão estar em Pilar e Beira Mar, ainda em Caxias, além de Acari e Amarelinho, na zona norte do Rio.
O coronel Novaes informou que no dia 4 de outubro não haverá tropas na rua, mas no dia 5, dia das eleições, o Exército vai voltar s 27 comunidades, com um esquema de segurança para a votação.